2º Summit Connect Infra será palco das discussões sobre o futuro da infraestrutura de transportes

Brasília será o centro das discussões estratégicas sobre o futuro da infraestrutura de transportes e logística no Brasil. No dia 6 de agosto, das 8h às 14h, o Arena BRB Mané Garrincha recebe a 2ª edição do Summit Connect Infra - Conectando transportes, aproximando o Brasil, promovido pela Frente Parlamentar Mista de Portos e Aeroportos (FPPA) em parceria com o Instituto Brasileiro de Infraestrutura (IBI).
O evento promete reunir um público altamente qualificado, formado por autoridades federais e estaduais, parlamentares, representantes do setor privado, especialistas e profissionais da área. O objetivo é claro: gerar conhecimento técnico e político, fortalecer a infraestrutura logística do país e construir um ambiente regulatório mais eficiente e moderno.
A programação será marcada por debates em painéis temáticos que vão abordar assuntos estratégicos para o desenvolvimento do setor portuário e logístico nacional. Entre os temas em destaque estão o leilão do Tecon Santos 10, a modernização dos terminais de passageiros, com foco especial no novo terminal de Santos, e a tramitação do PL 733, que propõe modernizar o arcabouço legal para o setor portuário.
Além de conectar os principais temas que impactam a infraestrutura de transportes no Brasil, o Summit busca articular o setor público e privado em torno de soluções concretas para os desafios do país. É um ambiente de imersão em conhecimento e formulação de propostas, capaz de influenciar diretamente políticas públicas e investimentos futuros.
Depois do sucesso da primeira edição em Santos, em 2024, o deputado federal e presidente da FPPA, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP), acredita que o impacto desse evento será ainda maior. “Agora, avançamos ainda mais, reunindo as maiores lideranças do país para debater soluções para o desenvolvimento da nossa infraestrutura de transportes. O Brasil precisa modernizar seu ambiente regulatório, atrair investimentos e transformar o potencial logístico em geração de emprego e renda para a população. Esse é o papel do nosso Summit: conectar ideias, articular ações e preparar o país para o futuro”.
Entre as autoridades já confirmadas para o evento estão o deputado federal e presidente da Frente Parlamentar pelo Progresso da Administração Pública (FPPA), Paulo Alexandre Barbosa; o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin; os ministros do Tribunal de Contas da União (TCU), Antônio Anastasia e Augusto Nardes; o deputado federal Maurício Neves, presidente da Comissão de Viação e Transportes (CVT); o prefeito de Santos, Rogério Santos; o diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Infraestrutura (IBI), Mario Povia; além de senadores, deputados federais membros da FPPA, secretários nacionais, representantes de agências reguladoras, presidentes e diretores de autarquias e fundações, e grandes nomes do setor.
1° SUMMIT CONNECT INFRA
O 1º Summit Connect Infra – Conectando Transportes, Aproximando o Brasil lotou o Parque Valongo, em Santos– SP, um espaço moderno e à beira do maior porto da América Latina. O evento transformou o parque em um ponto de encontro estratégico para o setor, reunindo cerca de 500 participantes, entre autoridades, empresários e estudantes.
Durante o encontro, foram debatidos temas fundamentais para o avanço da infraestrutura de transportes no país: a integração eficiente dos modais, desburocratização, parcerias público-privadas e os principais gargalos que travam o crescimento do setor.
HORÁRIOS
08h
Welcome Coffee
09h
Cerimonial de abertura com autoridades
09h40
Palestra Magna, proferida pelo Ministro Antônio Anastasia, do Tribunal de Contas da União
10h
1°Painel: Porto-Cidade: Impactos da transferência do terminal de cruzeiro de Santos
Justificativa: O primeiro painel abordará a transferência do terminal de cruzeiros do Porto de Santos, atualmente no Cais de Outeirinho, para o Parque Valongo. O objetivo é revitalizar o Centro Histórico de Santos e melhorar a experiência dos turistas, integrando novas estruturas como o Aeroporto do Guarujá e o novo terminal. O tema envolve estudos de viabilidade e tramitação junto aos órgãos competentes. PROGRAMAÇÃO PREVISTA
11h
2° Painel: Licitação do Terminal Tecon Santos 10: Liberdade ou restrição de participação?
Justificativa: O segundo painel discutirá as restrições impostas pelo governo a operadores já atuantes no Porto de Santos no que diz respeito à participação no leilão do Megaterminal Tecon Santos 10. A pauta envolve questões relevantes de concorrência, regulação e acesso ao mercado em um dos maiores terminais do país
11h50
Palestra Magna STF
12h10
Brunch
12h40
3° Painel:PL 733/2025: Desafios para a proposta do Novo Marco Legal do Setor Portuário
Justificativa: O terceiro painel abordará as mudanças que vêm sendo discutidas no Projeto de Lei 733/2025. A proposta advém de um relatório apresentado pela Comissão de Juristas para Revisão Legal da Exploração dos Portos da Câmara dos Deputados e traz profundas alterações no arcabouço legal do setor, incluindo as relações trabalhistas, a concessão e operação de áreas dentro dos portos organizados e o modelo de governança.
13h30
Palestra Magna STJ
DISPOSIÇÃO DOS PAINÉIS
Cada painel terá a duração de 1h, dividido em rodadas, sendo assim:
Abertura
2 minutos de abertura do painel pelo mediador
1º Rodada:
5 minutos de fala para cada painelista intervenção:
1 minuto de intervenção do mediador.
2º Rodada:
3 minutos para cada painelista
3º Rodada:
7 minutos para 2 perguntas do público e resposta dos painelistas.
INSCRIÇÕES/IMPRENSA
Para realizar sua inscrição, acesse o link