Articulação de Paulo Alexandre resulta em investimento de R$ 34 milhões em Santos

A Prefeitura de Santos firmou mais uma importante parceria, no último dia 6, por meio de interlocução do deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB). O Termo de Responsabilidade de Implantação de Medidas Mitigadoras e/ou Compensatórias (Trimmc), no valor de R$ 34 milhões, é o maior já firmado entre a Municipalidade e a iniciativa privada, e foi assinado com a Petrobras Transporte (Transpetro). O montante será investido em diferentes áreas da Cidade.
A parceria é fruto da implantação de um terminal aquaviário da empresa no bairro Alemoa, cujo licenciamento teve início ainda no mandato do parlamentar como prefeito do Município. Após se tornar deputado federal, Paulo Alexandre continuou a gestão entre a Transpetro, a Prefeitura de Santos e a Autoridade Portuária de Santos (APS) para concretizar a cooperação.
"Foi um intenso trabalho de articulação para viabilizar esse investimento, que será destinado a diversos projetos da Cidade. Teremos melhorias na área da saúde, no esporte, turismo, desenvolvimento social e zeladoria. Agradeço a todos que contribuíram para essa conquista! Juntos, estamos transformando a Baixada Santista em um lugar ainda melhor!", afirmou o deputado.
O montante, que será destinado ao Fundo de Desenvolvimento Urbano do Município de Santos (Fundurb), será investido em projetos sociais como uma Casa da Mulher, onde haverá apoio psicológico, jurídico, social e qualificação técnica, além da primeira moradia para população em situação de rua, um novo programa de cursos de qualificação voltado a este público e mais uma unidade do Bom Prato.
Na área da Saúde, serão construídas novas policlínicas na Vila Progresso e Marapé. Já no Esporte, será feita a requalificação do Complexo Esportivo e Recreativo Rebouças (Ponta da Praia), com novas quadras esportivas e outras melhorias, além da ampliação do Centro Esportivo Zona Noroeste Dale Coutinho. Ainda será realizada pavimentação e drenagem na área da Alemoa Industrial e implantado projeto de turismo sustentável no bairro Caruara (Área Continental).
O prefeito da Cidade, Rogério Santos, agradeceu Paulo Alexandre pela articulação. “É um trabalho de união de muitos esforços que finalmente a gente consegue tirar do papel e pôr à disposição de toda população santista”, afirmou.
O presidente da APS, Anderson Pomini, ressaltou a importância das parcerias firmadas entre Poder Público e iniciativa privada. “Sabemos da necessidade da aplicação de verbas e dessa criatividade política em, principalmente, fomentar os Trimmcs, que são soluções boas e legais em favor da população”, disse.
O compromisso entre Transpetro e Prefeitura foi destacado pelo gerente-geral de Transporte Terrestre e Armazenagens da Petrobras, Bruno Ebecken. “O terminal de Santos será um ativo de elevada importância devido à sua localização estratégica e capacidade de atender de forma segura a uma região densamente povoada e o termo representa um compromisso compartilhado em buscar soluções eficientes e sustentáveis para enfrentar desafios atuais e futuros”, finaliza.