Com articulação de Paulo Alexandre, governo Federal e Estadual entram em acordo sobre Túnel Santos-Guarujá

Como presidente da Frente Parlamentar da Ligação Seca Santos-Guarujá e da Frente Parlamentar de Portos e Aeroportos, o deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP) teve papel crucial no acordo entre Governo Federal e Estadual em relação ao financiamento do túnel entre as duas cidades da Baixada Santista. Desta forma, foi resolvido o impasse entre os poderes e decidido que tanto o governo do Estado quanto a União terão participação na obra.
O deputado conversou com o vice-presidente Geraldo Alckmin e também com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, que se reuniram, nesta terça-feira (30), com o presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva, e com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, em Brasília, para alinhar as expectativas em relação ao empreendimento.
“Nós não precisamos de radicalização, nem de disputa política. A eleição passou. Nós precisamos da união de esforços para que essa obra centenária, que até hoje não saiu em razão de disputas políticas, possa ser retirada do papel. Vou continuar trabalhando para que todos possam se sentar à mesma mesa, encontrar soluções conjuntas e a população seja beneficiada”, afirmou Paulo Alexandre.
FRENTE DA LIGAÇÃO SECA
Uma das primeiras iniciativas de Paulo Alexandre como deputado federal foi a criação da Frente Parlamentar da Ligação Seca Santos-Guarujá (FPLS), que teve 199 assinaturas favoráveis. Barbosa conseguiu unir senadores e deputados de diferentes partidos na busca desta melhoria para a Região e para o Porto de Santos, discutida há quase um século.
O lançamento do grupo foi realizado em agosto do ano passado, em Guarujá, e reuniu mais de 400 convidados, entre autoridades do Governo Federal, Estadual e de toda a Baixada Santista, bem como representantes da Sociedade Civil e do setor portuário.
TÚNEL SANTOS-GUARUJÁ
A obra que permitirá a ligação seca entre as duas cidades do Litoral Paulista é discutida há cerca de 100 anos. Desde 2023, o primeiro ano de mandato de Paulo Alexandre na esfera federal, o projeto tem avançado. “Minha missão é essa, pautar esse empreendimento no
Congresso Nacional, levar essa discussão aos holofotes, para que essa obra tão esperada pela população seja finalmente concretizada”, afirmou o deputado.
Entre os recentes avanços do projeto, está o fim da discussão sobre o meio da ligação, se seria por meio de uma ponte ou túnel; a inclusão do projeto no Novo PAC do Governo Federal e no Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP), em agosto passado; a contratação da Fundação Vanzolini para elaborar a modelagem jurídica e econômica do empreendimento, em novembro; e a definição do cronograma de obras, em janeiro deste ano.
Está previsto que o túnel, que reduzirá o tempo de viagem de uma hora a somente 2 minutos, seja construído por meio de Parceria Público-Privada (PPP), cujo leilão deve ocorrer em novembro, com início das obras em janeiro do próximo ano. O empreendimento beneficiará os mais de 2 milhões de moradores da Baixada Santista, além dos milhares de turistas que passam pela região todos os anos.