Com atuação de Paulo Alexandre Barbosa, Boulevard Aéreo é entregue em Santos e fortalece ligação entre Centro Histórico e Parque Valongo

O deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP) participou, nesta quinta-feira (26), da entrega do Boulevard Aéreo do Parque Valongo, pauta que defendeu junto às autoridades locais para facilitar o acesso entre o Centro Histórico e o espaço de lazer. Com 124 metros de extensão e 100% acessível, o novo equipamento amplia o potencial turístico, cultural e de mobilidade da região.
“É importante dizer que esse projeto está sendo feito sem um centavo de dinheiro público, nem da prefeitura, nem do estado, nem da União. Tudo através de uma boa modelagem com compensações dos terminais portuários, Lei aprovada durante nossa gestão à frente da Prefeitura de Santos”, contou Paulo Alexandre.
O projeto conta com escada central e rampa com inclinação suave, totalmente compatível com as normas de acessibilidade, garantindo o acesso de pessoas com mobilidade reduzida. A estrutura possui 228 metros de extensão e atravessa a linha férrea com uma altura livre de 6,75 metros, oferecendo segurança e conforto na travessia.
A entrega do Boulevard Aéreo marca a segunda etapa das obras do Parque Valongo, parte de um amplo projeto de requalificação urbana voltado à transformação da área portuária de Santos. A estrutura já está pronta e disponível para uso da população, mas o projeto ainda contará com novas fases para qualificar ainda mais o acesso, como a instalação de elevadores e outras melhorias de infraestrutura, que garantirão mais conforto e acessibilidade aos visitantes.
Durante a cerimônia, o prefeito de Santos, Rogério Santos (Republicanos), destacou o simbolismo da entrega do Boulevard dentro do processo de reaproximação entre a cidade e o porto. “Muito mais que uma passarela, esse é o Boulevard Porto-Cidade. Ele cumpre um papel fundamental de revitalização urbana, valorização do patrimônio histórico e geração de emprego e desenvolvimento. É um projeto simbólico, que começou há muitos anos, ainda com o ex-prefeito Paulo Alexandre, e que hoje se concretiza graças ao alinhamento entre o Governo Federal, municipal e a iniciativa privada”, afirmou.
A entrega do Boulevard acontece em um momento estratégico, às vésperas da Festa Inverno que acontece no espaço turístico, quando o fluxo de visitantes na região deve aumentar significativamente. A nova estrutura facilita a circulação entre o parque e pontos turísticos como o Museu do Café, o Museu Pelé e o bondinho do Centro Histórico.
PRÓXIMOS PASSOS
Entre as próximas intervenções previstas está o restauro de bens históricos em áreas federais, como a Casa de Pedra e os armazéns 1, 2 e 3. Essas ações serão viabilizadas por meio de um termo de compromisso firmado com a Brasil Terminal Portuário (BTP), no valor de R$ 23,7 milhões. As obras no Armazém 3 têm início programado para agosto, com prazo estimado de oito meses para execução.
HISTÓRICO
Antes da revitalização, a área do Parque Valongo permaneceu abandonada e em ruínas por cerca de 40 anos, com armazéns deteriorados e em risco de desabamento. Esse cenário de degradação histórica comprometia a segurança e a atratividade do local, dificultando o desenvolvimento turístico e econômico da região. A intervenção promovida pelo projeto trouxe uma transformação significativa, resgatando o patrimônio e abrindo novas perspectivas para a relação Porto-Cidade.
Além de articular a construção da nova conexão ao Parque Valongo, Paulo Alexandre foi peça-chave para a concretização do próprio espaço. Em apenas um ano de mandato como deputado federal, o parlamentar atuou para garantir a cessão da área, então sob domínio da União, ao município, além de intermediar os investimentos necessários para a revitalização junto à iniciativa privada.
O Parque Valongo, que vem se consolidando como referência na Baixada Santista, conta com quadra de beach tennis, playground, jardim, píer de contemplação e plataforma flutuante voltada ao turismo náutico. Palco de uma série de eventos, o espaço já encantou mais de 500 mil pessoas.
TERMINAL DE CRUZEIROS
Além das etapas em andamento, o projeto do Parque Valongo vai contar com a futura transferência do Terminal Marítimo de Passageiros, que deverá dobrar a capacidade de recepção turística da região. A nova estrutura, prevista para ser instalada em uma área estratégica do Valongo, vai contar com infraestrutura moderna e adequada para o embarque e desembarque de cruzeiros marítimos, impulsionando a economia local, a geração de empregos e o turismo da Baixada Santista.