Comitiva brasileira liderada por Paulo Alexandre Barbosa visita Ponte de Øresund, que reúne três estruturas diferentes: túnel submerso, ilha artificial e a ponte estaiada

Reunindo autoridades brasileiras com o objetivo de tirar o Túnel Santos-Guarujá do papel, a Missão Internacional Alemanha-Dinamarca segue a todo vapor. Nesta quarta-feira (7), o grupo liderado pelo Deputado Federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP) conheceu a Ponte de Øresund, que liga a Suécia à Dinamarca, e se reuniu com o embaixador do Brasil no país dinamarquês, Leonardo Gorgulho.
“Essa é uma grande obra de infraestrutura. Uma ponte rodoferroviária que tem 8 km de extensão, integrada a um túnel imerso. Enquanto ficamos tanto tempo brigando para saber se a ligação seca entre Santos e Guarujá seria por ponte ou túnel, aqui inauguraram essa obra que une essas e outras soluções para melhorar a mobilidade. E esse é nosso objetivo, levar as melhores experiências daqui para mudar a vida do povo da Baixada Santista”, explicou Barbosa.
A comitiva não só atravessou a Ponte de Øresund, como também visitou a ilha artificial de Peberholm, criada com o material da dragagem da obra e onde funciona o centro de manutenção da ponte. O local foi criado para ser um ponto de cruzamento com o túnel. No total, a Ponte de Øresund possui 16 km de comprimento: 7,8 km de ponte; 4 km de ilha artificial; um túnel subterrâneo de 3,5 km; e uma península artificial de 0,5 km no aeroporto de Copenhague.
O vice-governador do Estado de São Paulo, Felicio Ramuth, que também faz parte da comitiva, parabenizou a Frente Parlamentar da Ligação Seca Santos-Guarujá (FPLS) e a Frente Parlamentar dos Portos e Aeroportos (FPPA), ambas presididas por Paulo Alexandre, pela iniciativa de realizar a missão, permitindo um intercâmbio técnico entre o Brasil e países da Europa.
“É uma missão importantíssima, trazendo autoridades de vários órgãos da federação, onde a gente pôde se aprimorar tecnicamente, ver obras prontas como essa, e ver aquelas obras em andamento com a mesma tecnologia que nós vamos usar no Túnel Santos-Guarujá. A partir de 1° de agosto, nós faremos o leilão e vamos tornar isso realidade”, disse Ramuth, se referindo também à visita que o grupo fez ao canteiro de obras do Túnel Fehmarnbelt, o maior túnel imerso do mundo, que ligará a Alemanha à Dinamarca por meio de 18 km de extensão, seguindo a mesma ideia do projeto santista.
O prefeito de Santos, Rogério Santos, destacou a boa solução de criar uma ilha artificial em meio ao mar para auxiliar no projeto, uma inspiração para o Túnel Santos-Guarujá. “A gente vai trabalhar muito para que esse projeto seja perfeito, sustentável, tenha um ponto de vista social, melhorando a vida das pessoas economicamente, gerando riqueza, mas também pensando na questão ambiental. Essa ilha é um bom exemplo disso. Temos que pensar o que faremos com o material da dragagem, que pode agregar valor ao território de Santos com equipamentos públicos”, comentou.
A comitiva é composta por 45 membros, entre autoridades do legislativo, executivo e judiciário, das esferas de Governo Federal, Estadual e municipais, além de empresários. Durante os cinco dias da missão, o grupo realiza extensa agenda em reuniões com autoridades do governo da Alemanha e da Dinamarca, encontros com players do setor de infraestrutura de transportes, além de visitas para conhecer grandes obras de infraestrutura de perto, como o Túnel Fehmarnbelt e a Ponte de Øresund.
“São projetos que fazem as cidades impactadas, como Malmo (Suécia), Copenhague (Dinamarca) e Hamburgo (Alemanha) avançarem cada vez mais, estreitarem relações e facilitarem não só a mobilidade urbana, mas a logística do comércio, gerando cada vez mais riqueza e desenvolvimento para essas cidades. É isso que queremos para Santos, para o Guarujá, para toda a nossa Região e, claro, para o Brasil”, finalizou Paulo Alexandre.
ENCONTRO COM O EMBAIXADOR DO BRASIL NA DINAMARCA
Ainda nesta quarta-feira (7), a comitiva brasileira foi recepcionada na residência oficial do embaixador do Brasil na Dinamarca, Leonardo Gorgulho. O encontro aconteceu na capital dinamarquesa e reforçou a importância da articulação diplomática para garantir o acesso às principais agendas da missão.
Durante a reunião, Paulo Alexandre destacou o papel fundamental da embaixada na viabilização da visita técnica ao canteiro de obras do Túnel Fehmarnbelt, e na organização para as autoridades conhecerem de perto a sede de grandes empresas do setor de infraestrutura, como a Maersk.
“Quero agradecer ao embaixador Leonardo pelo apoio à nossa comitiva. A operação conduzida pela embaixada foi essencial para o sucesso da missão. Esse intercâmbio, esse contato direto com tecnologias e soluções aplicadas aqui, vão nos ajudar a construir um túnel moderno e eficiente no Brasil, ligando Santos ao Guarujá”, afirmou o deputado.