Pular para o conteúdo principal
Notícia • 03/04/2023

Comitiva liderada por Paulo Alexandre Barbosa garante divulgação internacional do litoral paulista

Subtitulo
Após solicitação do deputado federal, documento foi criado e assinado nesta segunda-feira (3) por cidades da Baixada Santista, Litoral Norte e Litoral Sul

Foi assinado, nesta terça-feira (3), o Memorando de Entendimento (MOU) entre a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e 15 cidades do litoral paulista. O documento foi solicitado há menos de duas semanas, quando o deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP) liderou uma comitiva a Brasília, visando a promoção do turismo internacional das cidades da região, no último dia 23 (https://pauloalexandrebarbosa.com.br/a-pedido-do-dep-paulo-alexandre-barbosa-embratur-
vai-elaborar-plano-de-promocao-ao-turismo-para-baixada-e-litoral-de-sp/). Com a presença de prefeitos e secretários de cidades da Baixada Santista, Litoral Norte e Litoral Sul, a reunião foi intermediada pelo deputado federal, que apresentou os desafios e potenciais das cidades da Baixada Santista e do litoral paulista do ponto de vista do turismo internacional.


“A Baixada Santista e o litoral paulista têm total capacidade de atender esses turistas e a Embratur pode contribuir muito com a promoção e divulgação de nossas potências, fazendo com que o nosso turismo seja visto e reconhecido não somente na região ou no Brasil, mas mundialmente”, explicou Paulo Alexandre, que ainda destacou a agilidade com a qual o documento foi elaborado. “Fomos à Brasília há pouco mais de 10 dias e já alcançamos essa meta, prova de que trabalhamos com efetividade e resultados”.


Durante a assinatura do memorando, nesta terça, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou a iniciativa dos representantes das cidades do Litoral Paulista em buscar o apoio do órgão. “Vocês bateram na porta da Embratur e cavaram essa parceria. E são quem sempre promoveu e construiu a história do litoral, que fizeram uma referência turística para o Brasil inteiro. A parceria entre iniciativa privada e pública é o grande segredo para fazer com que o turismo avance”, disse.


Freixo ainda explicou os três eixos centrais de ação do MOU. “Um deles fala do marketing e divulgação em áreas estratégicas segmentadas da Argentina, Uruguai e Paraguai, chamando para o Litoral Paulista; outro é um workshop presencial sobre a questão climática, associando o turismo à responsabilidade climática; e, por fim, um trabalho de capacitação de gestores e de empresários do setor, também direcionado ao litoral paulista”.


O secretário de Estado de Turismo e Viagens de São Paulo, Roberto de Lucena, afirmou que a união ao redor do Memorando é um esforço conjunto para a promoção geral do litoral paulista, mas que será de extrema importância para o litoral norte, que foi tão afetado pelas chuvas do feriado do último Carnaval. “Nós estamos fazendo um esforço especial em função da necessidade de trabalharmos a recuperação do fluxo turístico para aquela região”, explicou Lucena.


A titular da Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur) de Santos, Selley Storino, agradeceu ao deputado federal pela articulação. “Hoje assinamos uma cooperação importantíssima para divulgação das nossas cidades no mundo afora, começando por Argentina, Paraguai e Uruguai, além de outras ações. Então muito obrigada, deputado”, disse.


O prefeito de Peruíbe, Luiz Maurício, e o secretário municipal de Turismo de Itanhaém, Rodrigo Zanella, também exaltaram a atuação de Paulo Alexandre. “Estou bastante feliz. Agradeço ao deputado federal, que fez a interlocução com a Embratur e com o governo do Estado, e hoje chegamos a um resultado importante: o fortalecimento do turismo na Baixada e em todo o litoral paulista”, disse o prefeito. “É uma agenda muito positiva para nós”, completou Zanella.


A secretária de Turismo de São Sebastião, Adriana Balbo, afirmou que o Litoral Norte já está preparado e estruturado para voltar a receber os turistas. “Agradeço imensamente a todos que participaram dessa ação e que estão deixando nosso litoral cada vez mais forte. Sem vocês, nós não conseguiríamos tudo isso que está acontecendo”, afirmou.


A secretária de Mongaguá, Maria Paula Pereira Koukdjian, afirmou que a cidade fica muito feliz com o apoio. “Nós tivemos, em Brasília, esse encontro intermediado pelo deputado Paulo Alexandre Barbosa, e recebemos uma importante força. Projetar a cidade para fora do país, fomentar para que o turista venha conhecer Mongaguá, isso para nós é muito importante, pois aquece o comércio e gera emprego e renda”.
 

Assinaram o memorando, além da Embratur e da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, as cidades do Litoral Norte: Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela; da Baixada Santista: Bertioga, Guarujá, Santos, São Vicente, Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe e Cubatão; além dos municípios do Litoral Sul: Iguape, Ilha Comprida e Cananéia. Para acessar o documento, clique aqui.
(file:///C:/Users/pabwe/Downloads/MOU-versa%CC%83o%20final.pdf)