Pular para o conteúdo principal
Notícia • 24/05/2024

Deputado Federal Paulo Alexandre Barbosa celebra a implantação do novo Terminal de Passageiros em Santos

Subtitulo
A transferência para a região central da cidade tornará o terminal parte do Parque Valongo, o primeiro parque waterfront da América Latina

O futuro do turismo de cruzeiros no Brasil brilha com a confirmação do novo Terminal de Passageiros em Santos, uma iniciativa liderada pelo empenho do Deputado Federal Paulo Alexandre Barbosa. A proposta é que o espaço ocupe a área atualmente ocupada pelo terminal multipropósito da Ecoporto, que será realocado para uma nova área, preservando empregos e movimentações da empresa. 



Na última quarta-feira (22), Paulo se reuniu com o Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, para debater assuntos ligados à Baixada Santista e entre eles a implantação do terminal de embarque no Centro Histórico de Santos. 



Silvio Costa já havia sinalizado que era favorável a ideia durante sua participação no programa Roda Viva, da TV Cultura, no mês de março. Se demonstrando compromissado com o fortalecimento da indústria de cruzeiros e a reconhecendo como uma área estratégica para o desenvolvimento econômico do país.

 

“Nós estabelecemos uma cronologia para as ações visando a transferência do terminal, que um projeto tratado como prioritário no nosso mandato como deputado federal. Agora está na etapa do Ministério aprovar o plano de investimento, o EVTEA - Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental, para viabilizar. Acertamos a realização de uma audiência pública no próximo dia 14 de junho, na Autoridade Portuária, para discutir a implantação do novo complexo de embarque de cruzeiros marítimos no Valongo, que já é uma ação concreta, já está bem avançada a análise da autoridade portuária”, apontou Paulo Alexandre.

 

Após o parecer da Autoridade Portuária, o processo seguirá para a ANTAQ - Agência Nacional de Transportes Aquaviários, em seguida para o Tribunal de Contas da União e depois assinatura de contrato. “Então, são essas as etapas que nós estamos, através da Frente Parlamentar de Portos e Aeroportos, trabalhando para executar com a maior celeridade para o que novo Terminal de Passageiro seja implementado, que é um grande objetivo para desenvolver o turismo e economia da Baixada Santista”, observou Paulo.



O projeto do novo terminal prevê a recepção de até três navios simultaneamente, simplificando o embarque e desembarque dos passageiros, proporcionando um acesso direto às embarcações. Além disso, a moderna estrutura contará com uma praça de alimentação e edifício garagem, garantindo conforto e comodidade aos viajantes. 



"O novo terminal terá uma capacidade maior, proporcionando mais conforto e comodidade aos turistas, além de estar próximo ao Parque Valongo. Com a chegada do VLT, o transporte será de qualidade. Santos já é a capital brasileira de cruzeiros, e essa mudança atrairá mais turistas, gerando empregos e renda. O investimento para essa mudança é de quase 1,5 bilhão de reais, o que significará mais empregos durante e após a obra. Vamos impulsionar o desenvolvimento econômico da região e tornar o terminal de passageiros a cereja do bolo do Parque Valongo", salientou Paulo Alexandre. 



O futuro Terminal de Passageiros também estará próximo ao Aeroporto de Guarujá, facilitando a integração para que os turistas possam desembarcar em um ponto e embarcar em outro com facilidade.



Mudando-se para o bairro do Valongo, o novo terminal de passageiros será vizinho do novo complexo waterfront (à beira-mar) Parque do Valongo, que não apenas avançará na infraestrutura portuária, mas também impulsionará significativamente a economia da Baixada Santista. 



"Combinando este projeto com a revitalização portuária em andamento, vamos impulsionar a economia local. As obras já começaram e a primeira etapa será entregue em julho. Em breve, esperamos finalizar os trâmites legais para formalizar a transferência e garantir este investimento crucial para a região", apontou o deputado federal.



O novo polo turístico emblemático na região do Centro Histórico de Santos, o complexo contará com espaço de eventos, com quadras de beach tênis, playground, restaurantes e entretenimento. As obras para entrega da primeira fase do Parque Valongo já estão avançadas, com entrega da primeira fase já para o mês de julho.

 

“Além de todos esses atrativos para os turistas e as famílias da Baixada Santista, teremos também um píer flutuante, que já foi instalado e vai explorar a rota náutica entre a Ponta da Praia, Área Continental e o eixo central da Cidade. Também teremos a passarela aérea que ligará a Rua XV de Novembro ao antigo Armazém 4, passando por cima da Rua Tuiuti e da Perimetral.”