Deputado Federal Paulo Alexandre Barbosa participa de anúncio do investimento da Aena no Aeroporto de Congonhas

O Deputado Federal Paulo Alexandre Barbosa acompanhou o anúncio da Aena, empresa estatal espanhola que administra aeroportos no Brasil, sobre o investimento de R$ 2 bilhões para a ampliação do Aeroporto de Congonhas, uma das principais portas de entrada para o Estado de São Paulo e para o Brasil. O projeto visa aumentar a capacidade do terminal, que hoje recebe 22 milhões de passageiros por ano, para 29,5 milhões até 2028, consolidando o aeroporto como um dos maiores do país.
Presidente da Frente Parlamentar de Portos e Aeroportos (FPPA) 1º Vice-Presidente da Comissão de Viação e Transportes, Paulo Alexandre reconhece a importância desse projeto para a mobilidade e o desenvolvimento econômico do país.
Apontado pelo Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, em outubro, o investimento da Aena contribuirá significativamente para o fortalecimento da aviação civil brasileira, especialmente no estado de São Paulo, responsável por cerca de 70% do fluxo de passageiros do Brasil.
Durante sua fala na solenidade, Silvio Costa, destacou o compromisso da Pasta com o desenvolvimento do setor aeroportuário no País. “Após anunciar os investimentos e a ordem de serviço, reforçamos nosso compromisso com a boa governança aeroportuária, incluindo cobranças à ANAC, às companhias aéreas e aos que não cumprem suas responsabilidades. Apesar do momento desafiador, estamos buscando apoiar o setor, como com uma linha de crédito de quase R$ 4 bilhões, e promovendo diálogo com a Casa Civil”, disse.
Principais pontos do investimento:
Ampliação da área de embarque e desembarque para 105 mil m².
Instalação de um novo salão de check-in com 72 posições, podendo chegar a 108.
Construção de um novo píer com 36 metros de largura e 330 metros de comprimento.
Aumento do número de pontes de embarque, passando de 12 para 19, e mais de 70% das operações serão realizadas diretamente até a aeronave.
Instalação de 10 portões de embarque remoto e 13 leitores automáticos de cartão de embarque.
Expansão do número de esteiras de bagagem, de 5 para 7, e criação de um bolsão exclusivo para carros de aplicativo.
Sobre a AENA e o impacto na aviação civil:
Responsável pela gestão do aeroporto de Congonhas e outros 16 terminais no Brasil, a Aenaconsolidou sua presença estratégica no setor de infraestrutura aeroportuária. O aeroporto de Congonhas estará ainda mais preparado para atender à crescente demanda de passageiros, contribuindo para o fortalecimento da aviação civil no país.
O Deputado Paulo Alexandre Barbosa celebra a parceria público-privada que traz investimentos de infraestrutura essenciais para o crescimento e modernização dos serviços de transporte aéreo no Brasil, um passo importante para o desenvolvimento da economia paulista e nacional.