Deputado Federal Paulo Alexandre Barbosa vistoria as obras do Aeroporto de Guarujá
cronograma dos serviços em dia

O Deputado Federal Paulo Alexandre Barbosa inspecionou, nesta terça-feira (06), as obras do Aeroporto de Guarujá, previsto para ser entregue em 2025. A visita destacou os avanços significativos na construção do equipamento, que ajudará a impulsionar a economia e o turismo de toda a Baixada Santista.
Durante a visita, o deputado foi acompanhado pela secretária de Planejamento da Prefeitura Municipal de Guarujá, Polliana Iamonti, e pelo secretário de Infraestrutura e Obras, Mauro Antonio Braga, que apresentaram um panorama detalhado do progresso atual.
Barbosa expressou entusiasmo com o andamento das obras e enfatizou a importância do aeroporto para alavancar a região: "Os avanços que estamos vendo hoje são um reflexo do esforço coletivo para trazer um legado de modernidade e desenvolvimento socioeconômico para nossa região. O novo aeroporto será um pilar fundamental para o progresso da cidade e toda a Baixada Santista, além de criar muitos empregos no município. A nossa expectativa é que no próximo ano o equipamento já esteja operando, com aviões pousando e decolando", afirmou o deputado.
O projeto, que é um marco para a região, está sendo executado dentro do cronograma de obras e já alcançou etapas importantes, como o cercamento da pista, que visa impedir o acesso de animais silvestres. As obras na pista também incluem a recuperação e o reforço do pavimento existente, além de serviços de drenagem em todo o entorno.
As obras foram divididas em duas etapas. Nesta primeira etapa, também estão incluídas a adequação da iluminação, para garantir maior segurança aos voos.
A visita do deputado federal Paulo Alexandre Barbosa reafirma o compromisso com a transparência e o acompanhamento permanente do andamento das obras, garantindo que o projeto se mantenha dentro dos parâmetros estabelecidos e contribua para o futuro
promissor da região.
Desde que assumiu o cargo na Câmara Federal, Barbosa tem se dedicado intensamente à articulação política para tirar o projeto do Aeroporto de Guarujá do papel. Seu empenho garantiu a alocação dos recursos necessários, o avanço das obras e a parceria entre todos os entes envolvidos, refletindo seu compromisso com o desenvolvimento regional e a melhoria da infraestrutura local.
Essa atuação foi reconhecida pela secretária Polliana Iamonti, que fez questão de agradecer ao deputado pelos esforços para o início das obras. “Trago aqui um abraço do prefeito e agradeço por toda ajuda e intervenção junto aos órgãos responsáveis pela habilitação dessa obra em Guarujá. É muito importante termos essa parceria e o olhar atento dos deputados da nossa região para com o nosso município.”
“Os trabalhos estão avançando. Temos três obras em andamento para que o aeroporto comece a funcionar. Essa é nossa meta e nosso objetivo concreto. Através da Frente Parlamentar de Portos e Aeroportos e do nosso mandato, continuaremos dando todo o suporte a Guarujá para que as obras sejam concluídas no prazo”, finalizou Paulo Alexandre.
Quanto ao Terminal de Passageiros, a licitação foi publicada no último dia 29 de junho, com a sessão pública marcada para 16 de agosto. A contratação prevê a construção do terminal utilizando estrutura de contêineres.
Paralelamente às obras, a Prefeitura Municipal de Guarujá iniciou as tratativas para contratar o Plano de Zona de Proteção de Auxílios à Navegação Aérea (PZPANA), que estabelecerá diretrizes específicas para proteger os auxílios à navegação aérea, como rádio faróis, estações de rádio e outros dispositivos utilizados para auxiliar a navegação aérea.
Histórico
A parceria entre entidades públicas e privadas é fundamental nesse processo. Em encontro realizado com o presidente da Azul Linhas Aéreas, o deputado já conseguiu articular as rotas regionais que sairão do Aeroporto do Guarujá, com destaque para os voos inaugurais entre Guarujá e Rio de Janeiro, e Guarujá e Brasília, uma vez finalizadas as obras. A conquista dessas rotas representa um grande avanço para a conexão aérea da região e fazem parte de um esforço mais amplo para impulsionar o desenvolvimento econômico e
turístico da Baixada Santista.