Pular para o conteúdo principal
Notícia • 16/05/2025

Deputado Paulo Alexandre Barbosa articula solução para impasse que compromete mobilidade na Vila dos Pescadores, em Cubatão

O deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) está atuando diretamente para evitar o fechamento da passagem de nível conhecida como “Frentona”, localizada na Vila dos Pescadores, em Cubatão — medida anunciada pela concessionária MRS Logística para ocorrer ainda neste mês e que ameaça comprometer a mobilidade e a segurança dos moradores da região.


Na última quinta-feira (15), o parlamentar viabilizou duas importantes reuniões em Brasília, com a participação de sua assessoria parlamentar, promovendo a interlocução entre a Prefeitura de Cubatão, representada pelo prefeito César Nascimento, e vereadores do município, com representantes do Ministério dos Transportes por meio da Secretaria Nacional de Transporte Ferroviário e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).


A passagem da “Frentona” é o único ponto de acesso de veículos entre a Marginal Esquerda da Via Anchieta e a linha férrea, servindo como entrada principal para a Vila dos Pescadores — bairro situado entre o manguezal e a ferrovia operada pela MRS Logística. O local tem sido cenário de acidentes, atropelamentos e situações de isolamento, especialmente quando trens ficam parados sobre os trilhos, bloqueando o trânsito de ambulâncias e viaturas de emergência.
 

Durante a renovação da concessão ferroviária, ficou acordada a construção de um viaduto para solucionar a questão. A estrutura foi entregue em 2023, ligando a Avenida Tancredo Neves à comunidade, mas ainda depende da execução de obras complementares por parte da Prefeitura, como a construção de rotatórias, o alargamento da Avenida Ferroviária e a implantação de uma nova via intermediária.


Na reunião com a Secretaria Nacional de Transporte Ferroviário, o diretor substituto do Departamento de Outorgas Ferroviárias, Luís Fellipe Arrussul de Melo, comprometeu-se a instaurar um processo administrativo para avaliar a situação e solicitar formalmente à MRS o adiamento do fechamento da passagem até a conclusão das obras estruturais.
Já na sede da ANTT, a agência assumiu o compromisso de cobrar esclarecimentos formais da concessionária tão logo receba a documentação complementar da Prefeitura, com informações detalhadas sobre o cronograma e o andamento do processo licitatório das intervenções necessárias.


Paulo Alexandre reafirmou seu compromisso com a população de Cubatão e garantiu que seguirá acompanhando de perto a situação. “Estamos tratando de vidas e de dignidade. A passagem da Frentona só pode ser fechada quando houver condições reais de mobilidade e segurança para os moradores, com a infraestrutura alternativa em pleno funcionamento”, declarou o deputado.


O prefeito de Cubatão, César Nascimento teme um colapso urbano e social no bairro caso a MRS Logística não recue de sua decisão. “Solicitamos o apoio do deputado Paulo Alexandre para intermediar essas reuniões junto ao governo federal e ajudar a impedir essa medida. Nosso objetivo foi o de expor a gravidade da situação e pedir o cumprimento do acordo inicial de que a passagem de nível só seja fechada após a conclusão das intervenções viárias necessárias”, reforçou.

Galeria de fotos