Pular para o conteúdo principal
Notícia • 27/03/2024

Deputado Paulo Alexandre Barbosa busca reforço da Polícia Federal em audiência com Ministro da Justiça

Subtitulo
Junto com o prefeito de Santos, Rogério Santos, o legislador propôs o incremento do contingente da entidade na Cidade e a edificação de novas instalações para a Polícia Federal no Valongo e Ponta da Praia, onde já há áreas sob posse do Governo Federal

O deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP) esteve, na tarde da última terça-feira (26), em audiência com o Ministro da Justiça e Segurança Pública do Brasil, Ricardo Lewandowski, para pleitear o aumento da presença da Polícia Federal na cidade de Santos, onde está situado o maior complexo portuário da América Latina.

 

O parlamentar, acompanhado do prefeito do Município, Rogério Santos, sugeriu o aumento do efetivo da instituição na Cidade e a construção de uma nova sede para a Polícia Federal no bairro Valongo ou Ponta da Praia, onde já existem terrenos pertencentes à União. 

 

“Tivemos uma reunião muito importante com o Ministro da Justiça e Segurança, Ricardo Lewandowski. Discutimos a necessidade de expandir a presença da Polícia Federal em Santos. Em breve, teremos um novo terminal de passageiros e maior fluxo de turistas por meio de cruzeiros. Abordamos também a importância da segurança no Porto para garantir a proteção da Baixada Santista. O Ministro mostrou total disposição para estabelecer uma nova sede da Polícia Federal em Santos, abrigando o efetivo da Região, o que é um ganho significativo”, apontou Paulo. 

 

Barbosa se colocou à disposição para destinar emendas parlamentares à iniciativa, bem como se comprometeu a integrar a Prefeitura de Santos na discussão, visando trazer ainda mais recursos para tirar a medida do papel, reforçando a segurança no Município. 



“Foi uma audiência para aprimorar nosso sistema, nosso Centro de Controle Operacional, que tem participação da Polícia Federal. Nós já temos uma parceria com o Ministério da Marinha para o retorno dos fuzileiros navais em Santos e podemos apoiar iniciativas do Ministério, especialmente no que diz respeito à Polícia Federal, que desempenha um papel crucial no combate ao crime organizado e ao tráfico de drogas e armas, e apresentamos alguns projetos para apresentar ao ministro visando formalizar uma parceria ainda maior”, declarou Rogério Santos, prefeito de Santos.



A audiência aconteceu no mesmo dia em que um grupo de governadores do Sul e do Sudeste esteve com o ministro Lewandowski, inclusive o Governador do Estado de São Paulo, Tarcisio de Freitas, para propor um pacto regional para Segurança Pública e enfrentamento ao crime organizado.

 

“Continuaremos avançando nesse tema para proporcionar uma sede ampla da Polícia Federal e reforçar a presença das Forças de Segurança. A segurança pública é nossa prioridade máxima na Baixada Santista neste momento, e a Polícia Federal desempenha um papel crucial nesse processo. Quanto mais estrutura oferecermos à Polícia Federal, mais capacidade terá para realizar seu trabalho de forma eficaz. Em Brasília, nossa função é facilitar esse processo e apoiar a segurança da população da nossa Região”, complementou Paulo Alexandre.