Pular para o conteúdo principal
Notícia • 09/10/2024

Deputado Paulo Alexandre Barbosa participa de Audiência Pública sobre o Túnel Santos-Guarujá

O Deputado Federal Paulo Alexandre Barbosa participou, na última quarta-feira (9), de uma audiência pública no Teatro Guarany, em Santos, para discutir o licenciamento prévio do Túnel Imerso Santos-Guarujá, um projeto essencial para a mobilidade urbana e o desenvolvimento da Baixada Santista.

 

Presidente da Frente Parlamentar da Ligação Seca Santos-Guarujá (FPLS), Paulo Alexandre destacou a importância de envolver a comunidade nas discussões para garantir que a obra, a primeira do tipo na América Latina, se concretize de forma responsável e eficiente.

 

"É fundamental que essa obra seja realizada ouvindo a comunidade, especialmente aqueles que vivem nas áreas próximas e que serão diretamente impactados pelo túnel. O projeto está avançando, mas é imprescindível que ele seja executado com respeito às premissas de cuidado com os moradores de Santos e Guarujá, e em consonância com as prefeituras, para mitigar os impactos. Nosso objetivo é garantir um traçado que minimize desapropriações e gere o menor impacto possível", afirmou o parlamentar.

 

Durante a audiência, que faz parte de uma série de encontros públicos, foram discutidos o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto ao Meio Ambiente (RIMA), ambos elaborados pela Secretaria de Parcerias e Investimentos (SPI), além de terem sido ouvidas as opiniões de autoridades e da sociedade civil.

 

Através da Frente Parlamentar, o Deputado Federal trabalhou para unir forças e garantir que os Governos Estadual e Federal estivessem alinhados para celebrar este acordo tão significativo para o País.

 

“Reunimos todos os envolvidos na mesma mesa, unindo Governo Federal, Estadual, e as Prefeituras de Santos e Guarujá, todos adotando a mesma solução. A licença ambiental deve ser emitida até dezembro, conforme o compromisso do governador Tarcísio. Em 2025, será publicado o edital da Parceria Público-Privada para construção e gestão do túnel, com início das obras previsto para 2026.”, disse Paulo reafirmando seu compromisso com o desenvolvimento regional e o bem-estar da população.

 

Sobre o Túnel

 

Atualmente, o projeto ambiental do Túnel Imerso está em análise pela CETESB, onde uma equipe multidisciplinar avalia o licenciamento prévio e recolhe informações das audiências públicas para diagnosticar os impactos socioambientais e aprimorar o projeto.

 

Com um investimento de R$ 5,96 bilhões, o Túnel Imerso Santos-Guarujá faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e do Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP). A próxima audiência pública ocorrerá nesta quinta-feira (10), no Teatro Municipal Procópio Ferreira, em Guarujá.