Deputado Paulo Alexandre Barbosa participa de testes da nova linha do VLT em Santos

O deputado federal Paulo Alexandre Barbosa esteve presente, na madrugada desta terça-feira (24), nos testes de circulação da segunda linha do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Santos, um projeto essencial para a melhoria do transporte público na Baixada Santista. Com um percurso de 8 km e 12 pontos de embarque e desembarque, a nova linha conectará a Estação Conselheiro Nébias ao bairro do Valongo, facilitando o acesso a importantes áreas centrais da cidade, como o Poupatempo, Mercado Municipal e o Parque Valongo.
Barbosa, defensor incansável das melhorias no transporte urbano e do VLT, ressaltou a importância dessa obra para atender à demanda crescente da população. "É uma coragem muito grande para tirar essa lenda urbana do papel, e resiliência para enfrentar todas as adversidades. Essa obra não foi fácil; a gente sabe das dificuldades. Mas chegou a hora de colocar esse equipamento para funcionar na região central de Santos, oferecendo uma alternativa sustentável e eficiente ao deslocamento na cidade", afirmou o deputado.
Embora as obras da segunda linha tenham causado alguns transtornos temporários nas ruas de Santos, Paulo Alexandre Barbosa enfatizou que esses desafios eram necessários para garantir um futuro de mobilidade mais eficaz. "Os incômodos momentâneos são pequenos diante dos benefícios permanentes que o VLT trará, como a redução do trânsito, a melhoria da qualidade do ar e a valorização das áreas urbanas. Está chegando a hora de colher os frutos dessa importante intervenção que vai melhorar a vida do cidadão. Estamos investindo na infraestrutura que irá transformar a vida dos santistas por gerações", concluiu.
A integração com a primeira fase do VLT, que já opera com 11,5 km entre Barreiros e Porto, resultará em um total de 19,5 km de trajeto, melhorando significativamente a mobilidade e reduzindo os congestionamentos. O início de operação está previsto para o primeiro semestre de 2025.
“Poucas cidades no mundo têm essa estrutura de VLT como Santos. No Brasil, apenas três: São Vicente, por onde começou, Santos e Rio de Janeiro. Então, nós estamos trabalhando para colocar Santos em uma prateleira de cidades desenvolvidas no mundo inteiro”, finalizou.
O deputado participou dos testes ao lado do prefeito Rogério Santos, da candidata a vice-prefeita, Audrey Kleys, representantes da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) e demais autoridades.
População contente com o VLT
O comerciante Romildo Oliveira dos Santos, de 58 anos, acompanhou a realização dos testes na manhã desta terça-feira e disse estar feliz com a chegada da nova linha do VLT, principalmente, pela economia local que irá crescer. “Vai ser muito útil aqui para o Centro, principalmente para com comerciantes, porque irá trazer muitos clientes”. O profissional ainda fez questão de destacar o trabalho realizado pelo deputado. “O Paulo Alexandre é um camarada que está trazendo muita coisa boa aqui para Santos. Inclusive, Santos precisa de VLT porque é uma cidade turística e vai trazer muita coisa boa aqui para a cidade. Então, nós precisamos do Paulinho, que é para que ele traga novidades para os comerciantes e para o centro de Santos”.
A produtora de eventos, Luciana de Assis Cruz, de 49 anos, foi outra munícipe empolgada com os testes.”Eu acredito que vai melhorar bastante a questão dos trabalhadores já que vai passar perto do terminal. A primeira fase foi boa a implementação, e agora a gente tem que esperar finalizar para estar tudo dentro dos conformes e a cidade ganhar bastante com isso. Essa segunda fase vai aquecer bastante no dia a dia das pessoas. A atuação do Paulo Alexandre foi ótima, todo o período que ele esteve na prefeitura sempre acompanhei bastante o trabalho dele, então eu acho que foi um trabalho muito bom”.
Histórico
Em 2013, ao assumir a Prefeitura Municipal de Santos, Paulo Alexandre Barbosa iniciou as obras da primeira fase do VLT, que foram concluídas em 2017. Esse trecho já beneficia, diariamente, cerca de 70 mil usuários que utilizam o transporte para se deslocar entre Santos e São Vicente. No momento em que Barbosa deixou a Prefeitura para assumir seu cargo na Câmara Federal, as obras da segunda fase do VLT já estavam em andamento, demonstrando seu compromisso contínuo com a melhoria da mobilidade na região.