Pular para o conteúdo principal
Notícia • 06/08/2025

Deputado Paulo Alexandre Barbosa recebe proposta de uso da área do Terminal de Passageiros

Subtitulo
Representante do setor privado propõe uso de cais com a mudança do Terminal de Passageiros para o Centro de Santos (SP)

O Deputado Federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP), presidente da Frente Parlamentar de Portos e Aeroportos (FPPA), recebeu, das mãos do sócio-diretor da Reliance Agenciamento e Serviços Portuários, Edmar Monteiro, um documento com a sugestão de utilizar a área que vai ser disponibilizada com a transferência do Terminal de Passageiros, na região do Outeirinhos, no bairro do Macuco, em Santos (chamada de Berço 25), para a implantação de um cais público de multipropósito (que atenda cargas gerais e de fertilizantes), para seguir com o propósito portuário e fomento ao comércio exterior. 

 

A proposta segue o projeto de transferência do terminal de embarque de cruzeiros daquela região para o centro histórico de Santos, local que já tem recebido outros investimentos, como o Parque Valongo. A pauta também reforça os aspectos da integração Porto-Cidade, fomento do Turismo e impacto econômico. O espaço onde atualmente fica o terminal de passageiros também já abriga outras empresas do ramo de fertilizantes.

 

Monteiro havia apresentado suas ponderações na Comissão de Viação e Transportes, da qual Paulo Alexandre é Vice-presidente. A audiência tratou da licitação para o arrendamento da área do Tecon Santos 10, a maior área do Porto de Santos. 

 

“É sempre importante ouvir todas as iniciativas da sociedade, especialmente daqueles que atuam no maior porto da América Latina, que movimenta um terço do PIB brasileiro. A transferência do Terminal de Passageiros será um grande investimento para a cidade e o uso da área do Berço 25 deve receber todas as sugestões de utilização, ouvindo todos os entes da sociedade”, ressaltou Paulo Alexandre. 

 

O documento detalha o pedido de uso do local, focando em operações portuárias essenciais, como a de fertilizantes e cargas gerais. “A dedicação do berço 25 ao cais público e a conversão das áreas de Outeirinhos para este fim atende a uma demanda estratégica e gera ganhos operacionais significativos, especialmente para graneis sólidos minerais de desembarque (GSMD), inclusos, principalmente os fertilizantes”, diz o documento. 

 

Cita, ainda, como proposta complementar, a sugestão de avaliar a possibilidade de o cais atualmente utilizado pela Capitania dos Portos de São Paulo, o Cais da Marinha, assumir também um caráter de cais público multipropósito. 

 

A proposta foi apresentada ao deputado durante o 2º Summit Connect Infra. Esta é a segunda edição do evento que discute os desafios e soluções para o setor logístico do País. A primeira teve mais de 500 convidados e aconteceu no Parque Valongo, em Santos, onde está o maior porto da América Latina. 

 

O projeto

 

O novo terminal de passageiros terá investimentos de R$ 1,24 bilhão e já foi autorizado pelo Ministério de Portos e Aeroportos. O projeto, que será instalado em paralelo ao canal de navegação do porto, na área de 924 mil m² às margens da Baía de Santos, tem como objetivo transformar a área em um centro turístico com marina, ciclovias, espaços comerciais e áreas de convivência. O terminal será equipado com tecnologias de ponta para agilizar o embarque e desembarque, além de oferecer maior conforto e segurança aos usuários, com prazo de conclusão estimado em 36 meses e expectativa de operação até 2028.