Deputado Paulo Alexandre Barbosa tem atuação decisiva na viabilização do novo estádio do Santos FC
O sonho da nova arena do Santos FC está cada vez mais próximo de se concretizar. Com capacidade para até 30 mil pessoas e proposta multiuso, o novo estádio será erguido no mesmo terreno da Vila Belmiro, modernizando o espaço e ampliando sua importância para além do futebol. A iniciativa, anunciada hoje (8), em evento na sede do Paço Municipal com a presença de diversas autoridades, contou com o apoio decisivo do deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), que iniciou as tratativas ainda como prefeito de Santos, em 2020.
A partir de agora, o clube e os responsáveis técnicos terão até um ano para solicitar a licença para as obras — prazo que pode ser prorrogado por igual período. A conclusão da construção está prevista para até três anos após o início das obras, incluindo a demolição da estrutura atual.
“Esse é um pleito antigo dos santistas que comecei a articular ainda enquanto prefeito. Estamos dando mais um passo rumo à entrega de um espaço moderno, com mais capacidade para receber torcedores e visitantes que queiram conhecer a história do Santos e assistir a grandes jogos. As famílias da Vila Belmiro também serão beneficiadas com a revitalização e valorização do entorno. A nova arena será referência não só para Santos, mas para toda a Baixada Santista, recebendo shows, eventos e muito mais”, destacou o deputado.
A ideia começou a ganhar corpo após uma reunião entre Paulo Alexandre e Walter Torre Júnior, fundador da construtora WTorre, em 2020, antes do falecimento do empresário. Santista apaixonado, Torre demonstrou interesse imediato em contribuir com o projeto. Segundo o parlamentar, esse encontro foi o pontapé inicial para as discussões que evoluíram para o projeto atual.
Paixão pelo clube e história com o Santos
A ligação do deputado com o clube vem de longa data. Em 1980, seu pai cedeu o terreno que hoje abriga o CT Meninos da Vila. Esse vínculo afetivo e institucional reforça o comprometimento de Paulo Alexandre com o futuro do Peixe.
“Como santista, faço questão de colaborar para que o clube tenha uma arena à altura da sua grandeza. A Vila Belmiro é um patrimônio a ser preservado e modernizado. O Paulo Alexandre foi fundamental nesse processo, com sua experiência de gestor público. Ele e o prefeito Rogério Santos formam uma dupla tão afinada quanto Coutinho e Pelé. E marcaram um golaço para a cidade de Santos”, declarou o presidente do Santos FC, Marcelo Teixeira.
Projeto moderno e integrado à cidade
A nova arena será construída em uma área de aproximadamente 68 mil m², no mesmo local onde está o atual Estádio Urbano Caldeira. O projeto, iniciado em janeiro de 2023, passou por diversas adequações para atender às normas municipais, estaduais e federais, além das exigências técnicas.
“O Santos nasceu aqui, vive aqui. Nada abre mais portas no mundo para a cidade de Santos do que o Santos Futebol Clube. É um ganho esportivo, cultural e econômico para todos nós”, afirmou Paulo Alexandre.
Segundo a construtora, o Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) indica que os impactos negativos da obra serão mínimos, e que a localização — por já abrigar um estádio — contribui para a mitigação de possíveis efeitos adversos.
O projeto foi aprovado pela Secretaria Municipal de Obras e Edificações (Seobe) após análise conjunta com a Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Semam), a Vigilância Sanitária, o Condepasa e o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CMDU).
Investimento robusto e geração de empregos
Com investimento estimado em R$ 700 milhões, a obra prevê um prazo de 40 meses para sua execução e deve envolver mais de mil profissionais durante a construção, além da geração de 165 postos de trabalho fixos na operação da arena.
“Será um dos maiores projetos que já executamos. A arena vai muito além do futebol. Terá impacto direto na economia local, no turismo e na geração de emprego”, explicou Luiz Otávio Alves, diretor de Novos Negócios da WTorre.
Estrutura multifuncional e homenagem à história do clube
A nova arena será dividida em quatro setores — arquibancada, arquibancada superior, deck premium e camarotes — e contará com espaços modernos e funcionais, como restaurantes, lojas, coworking e áreas de visitação. Haverá também um novo memorial, com adaptações do atual Memorial das Conquistas, e homenagens a grandes ídolos do clube, incluindo Pelé.
Um dos avanços é a previsão de estacionamento próprio, com vagas para motos, bicicletas, idosos e pessoas com deficiência — uma melhoria em relação à estrutura atual.
“Estamos celebrando um momento histórico para o Santos e para toda a cidade. Esse projeto representa um divisor de águas no turismo e na geração de emprego na região”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Santos, Adilson Junior (PP).
“Essa aprovação garante o futuro do Santos. Teremos uma arena ultramoderna, que estará entre as melhores do mundo. É um projeto que coloca o clube e a cidade onde merecem estar: no topo, finalizou Paulo Alexandre.