Pular para o conteúdo principal
Notícia • 15/05/2023

Efetividade: União de esforços garante início das obras do Parque Valongo, em Santos

Subtitulo
Lançamento do início das obras aconteceu nesta segunda-feira (15) com a presença de várias autoridades, entre elas o Ministro de Portos e Aeroportos Márcio França

O deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP) participou, nesta segunda-feira (15), do lançamento do início das obras de revitalização dos armazéns de Santos para a criação do Parque Valongo. O projeto terá a participação do Governo Federal, Municipal, da iniciativa privada e da Autoridade Portuária.

 

Após anos com a ideia de revitalização apenas no papel e em notícias dos jornais da região, o projeto que vai gerar emprego para os moradores da Baixada Santista e avanços no turismo começou a sair do papel com apoio e articulação de Paulo Alexandre.

 

“Em 100 dias de mandato como deputado federal, já conseguimos trazer resultados expressivos e concretos para a Baixada Santista, região que represento no Congresso Nacional. Estou muito feliz de contribuir com a concretização desse sonho de toda a Baixada, dando início a essas obras. Estamos em Brasília para fazer diferente”, declarou o parlamentar.

 

O Termo de Responsabilidade de Implantação de Medidas Mitigadoras e/ou Compensatórias (Trimmc) entre a Prefeitura de Santos e a COFCO International Brasil, empresa arrendatária de uma área portuária, no Paquetá, que abrigará o Terminal STS 11 - terminal de grãos, foi assinado nesta segunda-feira (15). 

 

Ao lado do deputado Paulo Alexandre e do ministro Márcio França, estavam presentes o prefeito de Santos, Rogério Santos, o deputado estadual Caio França, entre outras autoridades santistas e ligadas ao Porto. Também foi assinada no evento desta segunda-feira, a liberação para a construção de uma passarela no local pela Autoridade Portuária de Santos (APS).  

 

No valor de R$ 15 milhões, o Trimmc vai custear a revitalização do armazém 4 e a implantação da área cultural e de lazer nos armazéns 5 e 6 previstos no Parque Valongo, e as obras serão realizadas pela COFCO.  A previsão é de que as obras comecem nesta semana e a primeira parte seja finalizada no final do primeiro semestre do ano que vem.

 

No início do mês, a Autoridade Portuária fez a cessão gratuita da área que abrigará o Parque Valongo para a Prefeitura de Santos, por intermédio do deputado Paulo Alexandre. O trecho fica entre a Rua Riachuelo e a Praça Antonio Telles, que contempla os armazéns 4, 5 e 6. 

 

PARQUE VALONGO

 

O projeto do Parque Valongo se estende entre as áreas dos armazéns 4 e 7. O armazém 4 ficará sob responsabilidade da Prefeitura, para a realização de atividades culturais, enquanto o armazém 7 será gerenciado pela SPA, terá atividades educacionais e tecnológicas em parceria com universidades. 

 

Já o espaço entre os armazéns 5 e 6 será utilizado para a construção da área aberta do projeto, que devolverá à população o acesso ao canal do Porto e contará com novo piso, mobiliário, playground, fontes interativas, deck e, possivelmente, uma roda gigante.