Em missão internacional, Paulo Alexandre Barbosa fortalece laços que visam o desenvolvimento econômico e cultural do Estado de São Paulo

Durante a missão, Paulo Alexandre reafirmou seu compromisso em promover legislações que beneficiem o setor e garantam a competitividade dos Portos Brasileiros no cenário internacional e o emprego de todas as categorias de trabalhadores portuários.
O primeiro compromisso aconteceu em Gênova, na Itália, na Prefeitura da Cidade, na segunda-feira (4). Lá, o parlamentar discutiu uma série de parcerias relevantes com o Prefeito Marco Bucci. “Uma delas envolve tecnologia, parque tecnológico, eles têm aqui um aplicativo muito bem desenvolvido na área do turismo. Nós queremos levá-lo para o Parque Tecnológico de Santos para usar em toda a Baixada Santista, que tem grandes roteiros turísticos”, apontou Paulo Alexandre.
O fortalecimento dos laços entre Brasil e Itália e a celebração dos 150 anos da imigração da população italiana também foram temas na conversa. ‘Nós vamos ter um mural aqui em Gênova, celebrando e reverenciando essa data e, também, faremos uma homenagem em Santos para celebrar a imigração. Muito importante a gente fortalecer esses laços, internacionalizar uma série de projetos e fortalecer as parcerias”, ressaltou o Deputado Federal.
O encontro foi uma continuidade das tratativas iniciadas por uma comitiva de políticos genoveses que visitou Santos, onde o vice-prefeito Pietro Piciocchi e o prefeito Rogério Santos assinaram o documento que oficializou a parceria. Essa aliança visa estreitar laços nas áreas cultural, turística e comercial.
Na terça-feira (5), o Deputado Federal participou de outra reunião, dessa vez em Nápoles, para discutir estratégias de integração, investimentos e desenvolvimento de novos negócios em infraestrutura. O evento ocorreu no contexto do Fórum “Integração, Investimentos e Desenvolvimento de Novos Negócios em Infraestrutura”, reunindo autoridades, empresários e especialistas do setor portuário e de transportes.
Empresários e membros de instituições brasileiras e italianas debateram políticas públicas e iniciativas que possam alavancar a infraestrutura portuária, e o fortalecimento do intercâmbio econômico entre os dois países nas áreas de exportação e valorização nos campos cultural e empresarial.
Os representantes da Prefeitura de Guarujá anunciaram o início das tratativas para firmar um acordo de Cidades Irmãs entre o Município do Litoral Paulista e Nápoles, reforçando a relação comercial e cultural entre as duas cidades e entre os dois países também.
“O acordo é semelhante ao que havia sido firmado, ainda neste ano, entre Santos e Gênova. E pode fortalecer o comércio entre Brasil e Itália, a partir da relação entre as duas cidades portuárias. Aprender com as boas experiências aqui, além da questão portuária. Já nasceu aqui uma boa parceria para a germinação entre a cidade de Nápoles e a cidade do Guarujá, que são cidades portuárias, que também tem muitas semelhanças e boas contribuições a oferecer”, apontou Paulo Alexandre.
O Deputado Federal visitou o terminal de cruzeiros de Nápoles, destacando-o como um modelo para o Porto de Santos. Ele enfatizou a importância da transferência do terminal de passageiros do Macuco para o Valongo e afirmou que a meta é dobrar a capacidade de turistas, com investimentos que impulsionarão empregos e renda na Baixada Santista. “Conhecer terminais como o de Nápoles fortalece a visão de desenvolver um terminal à altura do Porto de Santos e das expectativas da região e do Brasil”, destacou o parlamentar.