Em Portugal, Paulo Alexandre Barbosa visita Universidade de Coimbra para viabilizar intercâmbio de alunos brasileiros da rede pública
Na tarde desta sexta-feira (21), o deputado federal e presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, Paulo Alexandre Barbosa, que está em missão oficial em Portugal, visitou a Universidade de Coimbra e tratou sobre temas relacionados à educação.
Em reunião com o vice-reitor da Instituição, João Nuno Calvão da Silva, o parlamentar articulou uma nova parceria entre os dois países: o ingresso de estudantes brasileiros de escolas públicas em Coimbra, em parceria com universidades privadas do Brasil.
A autoridade portuguesa viu essa relação com bons olhos e deu sinal positivo para prosseguir com a proposta.
"É fundamental que a gente possa conhecer um pouco dessa história, que a gente possa dar oportunidade de jovens Brasileiros conhecerem essa realidade que é muito bacana e importante para o aprendizado deles", afirmou o deputado federal.
Fundada em 1290, com 733 anos de história, a Universidade de Coimbra já foi declarada Patrimônio Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Atualmente, ela conta com 25 mil estudantes e é a Instituição mais cosmopolita, abrangendo uma das maiores comunidades de estudantes internacionais.
Paulo Alexandre ainda sinalizou a possibilidade de um evento na universidade para que possam ser discutidos modelos de gestão e formas de governança, aproximando ainda mais as nações irmãs.
Carta de intenções da Comunitas
O parlamentar entregou uma carta de intenções com o objetivo de planejar uma parceria entre a Comunitas e a Universidade de Coimbra para realizar um curso de lideranças políticas e concessão de bolsas de estudos.
O curso tem como objetivo capacitar líderes públicos brasileiros para enfrentar desafios do desenvolvimento econômico e social do país, promovendo conhecimentos a partir de cases internacionais. Na carta, a instituição destaca que esta iniciativa irá contribuir para a formação de profissionais comprometidos com o Brasil e capazes de promover grandes mudanças em suas áreas de atuação.
Já as bolsas de estudo, têm por finalidade facilitar o acesso de lideranças públicas aos fundamentos e práticas inovadoras em gestão do segmento.
A Comunitas, entidade em que o Paulo Alexandre atuou por dois anos, é uma organização social sem fins lucrativos que tem como missão contribuir para o fortalecimento da gestão pública no Brasil, por meio de atuação conjunta com governos e da mobilização de líderes empresariais e sociais em torno de objetivos comuns.