Em reunião com o MGI, Paulo Alexandre Barbosa luta por projetos de reurbanização na ZN e AC de Santos

A fim de garantir a ampliação de políticas habitacionais e moradia digna para a cidade de Santos, o Deputado Federal Paulo Alexandre Barbosa agiu como articulador entre os governos municipal e federal para promover, nesta segunda-feira, 11, uma conversa concreta referente a regularização fundiária do Dique da Vila Gila e outros bairros na Área Continental de Santos e da Zona Noroeste, especialmente para o avanço do projeto do Parque Palafitas.
“Essa parceria com a Secretaria do Patrimônio da União, quem cuida das áreas do governo federal, o Ministério e a prefeitura de Santos, é importante para que os projetos de habitação, principalmente, saiam do papel e possam, de fato, serem entregues para a população. O Parque Palafitas é exemplo disso, um sonho de muito tempo que será um modelo e um paradigma para o Brasil” declara o deputado.
Durante o encontro, o parlamentar apoiou e reforçou pleitos do prefeito Rogério Santos e do Secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade de Santos, Glaucus Renzo Farinello, sobre o avanço da Área Continental com um projeto de lei que busca atualizar a legislação de uso do solo da região, visto que o último regramento é de 2011. Dessa maneira, será possível adequar as atividades desenvolvidas na área ao desenvolvimento urbano e turístico do local, além de atender os mais de 3.513 moradores da área, de acordo com dados de 2022 do IBGE.
“Transformar o bairro da Vila Gilda, o Dique da Vila Gilda, é um sonho em conjunto de muitos anos. O Deputado iniciou com a instalação do Bom Prato, inauguramos recentemente a Policlínica, agora estamos no processo da regularização fundiária, unidades habitacionais e o Parque Palafitas, um projeto exemplo para todo o país” relata Rogério Santos.
Também tratado durante a reunião, o projeto do Parque Palafitas prevê a construção de 60 novas habitações, estabelecendo uma nova forma de ocupação nessas áreas originalmente de mangues, promovendo não apenas o bem-estar dos moradores, mas também a recuperação ambiental.
“A União tem muitos terrenos na cidade de Santos que cumprem papéis fundamentais de interesse público. É necessário estreitarmos esses laços para que possamos ter políticas mais assertivas de modo a garantir o uso adequado dessas terras, seja nas palafitas, promovendo habitação, dignidade, ou para assegurar terrenos para promoção de atividades esportivas, de lazer e utilidade pública” ressalta o secretário.
CT Rei Pelé
Outra demanda apresentada ao MGI e à SPU, a pedido do Santos Futebol Clube e da prefeitura, foi a continuidade da utilização do CT Rei Pelé para finalidade de prática e atividades esportivas pelo Clube, que já vem desfrutando da área há anos.
E não é a primeira agenda em que o deputado defende esta demanda. Neste ano, Barbosa já se reuniu com o vice-presidente Geraldo Alckmin para pleitear a viabilização da compra desse terreno. Além disso, esteve em tratativas durante o último ano, levando o atual presidente do SFC, Marcelo Teixeira, a Brasília para dar andamento ao processo, que resultou na aquisição do direito de compra pelo Time por meio da SPU. Desde então, o mandato vem articulando e agilizando as negociações, para que este terreno possa se perpetuar como local de formação e profissionalização de meninos da Vila.
