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Notícia • 12/09/2025

Frentes e IBI se mobilizam para acompanhar obras do túnel Santos–Guarujá

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Comissão Externa da Câmara, presidida por Paulo Alexandre Barbosa, coordenará o monitoramento do primeiro túnel submerso do Brasil, licitado na semana passada

A Frente Parlamentar Mista de Portos e Aeroportos (FPPA), a Frente Parlamentar da Ligação Seca Santos–Guarujá (FPLS) e o Instituto Brasileiro de Infraestrutura (IBI) já se preparam para realizar os acompanhamentos das obras do túnel imerso que ligará Santos e Guarujá, licitadas na semana passada.

As ações de fiscalização e transparência ocorrerão no âmbito da Comissão Externa da Câmara dos Deputados destinada a acompanhar as obras do túnel, presidida pelo deputado Paulo Alexandre Barbosa, que também comanda a FPPA e a FPLS.

A Comissão Externa foi instituída por Ato da Presidência da Câmara em 7 de maio de 2025, a partir de requerimento do próprio deputado Paulo Alexandre Barbosa. O colegiado reúne parlamentares de diferentes bancadas e estados, com foco em zelar pela boa execução, cumprimento de prazos, qualidade técnica e adequada aplicação dos recursos públicos em uma obra considerada estratégica para a Baixada Santista e para a logística nacional.

“Vamos atuar em cooperação com governos, concessionária e sociedade civil, com reuniões periódicas e relatórios públicos, para que o túnel Santos–Guarujá seja entregue com a qualidade e a segurança que a região merece”, explicou o deputado Paulo Alexandre Barbosa.

O parlamentar explicou sobre os preparativos da Comissão, afirmando que os próximos passos incluem a definição de um cronograma de reuniões técnicas, visitas às frentes de obra e publicação de relatórios com indicadores de prazo, custo e qualidade, além de mecanismos de participação social para fortalecer a governança do empreendimento.

“Este projeto é fundamental para a mobilidade e o desenvolvimento econômico da Baixada. Nosso compromisso, na Comissão Externa, é garantir transparência, eficiência e respeito aos prazos, assegurando que cada real investido gere benefícios concretos para a população”, afirmou.

Acompanhamento em tempo real

Visando o acompanhamento da maior obra do Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal, o Observatório IBI lançou recentemente o portal exclusivo do Túnel Imerso Santos–Guarujá, reunindo dados, cronogramas, impactos sociais, ambientais e de mobilidade dessa que é a maior obra de infraestrutura da região.

Além de oferecer transparência e atualização em tempo real, o portal tem como objetivo apoiar a Comissão Externa da Câmara dos Deputados destinada a acompanhar as obras do túnel. O site já está disponível e para acessão, clique no botão ao final da matéria.

“O portal do Túnel Imerso Santos–Guarujá serve para que qualquer cidadão, técnico ou gestor público acompanhe, em tempo real, o empreendimento. Reunimos dados abertos sobre cronogramas, marcos da obra e licitações, além dos impactos sociais, ambientais e de mobilidade, em painéis intuitivos e atualizados. Nosso objetivo é elevar o padrão de transparência, reduzindo assimetrias de informação e fortalecendo o controle social. Transparência, participação e evidências serão os pilares que guiarão esse acompanhamento do início ao túnel em operação”, explicou o gerente do Observatório IBI, Bruno Pinheiro.

Marco para Infraestrutura

O projeto do túnel Santos–Guarujá é um marco para a infraestrutura brasileira: será o primeiro túnel submerso do país e o maior da América Latina. Com 1,5 km de extensão total — dos quais 870 metros imersos sob o canal do Porto de Santos —, a ligação contará com três faixas por sentido, incluindo uma faixa dedicada ao Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), além de ciclovia e passagem para pedestres.

O investimento estimado é de R$ 6,8 bilhões, com aporte público de R$ 5,14 bilhões (dividido entre governo federal e Estado de São Paulo) e participação da iniciativa privada no restante do financiamento. No leilão realizado na B3, em São Paulo, a portuguesa Mota-Engil venceu a concorrência e assumirá a construção, operação e manutenção por 30 anos.

A expectativa é reduzir drasticamente o tempo de travessia entre as cidades — hoje feita por balsas ou por um percurso rodoviário de aproximadamente 43 km, que pode levar até uma hora. Com o túnel, a passagem deverá levar cerca de dois minutos, beneficiando diretamente mais de 720 mil moradores, ampliando a integração urbana e dando maior eficiência ao fluxo logístico do maior porto da América Latina.