Fundação Lusíada conquista credenciamento inédito e recebe apoio do deputado Paulo Alexandre Barbosa

O deputado federal Paulo Alexandre Barbosa participou do coquetel de abertura da Solenidade de Credenciamento da Fundação Lusíada, pela Associação Americana de Cardiologia, como Centro de Formação de Cursos de Especialização em Emergência.
A American Heart Association (AHA) é uma das instituições médicas mais respeitadas do mundo, fundada em 1924 nos Estados Unidos. Sua missão é combater as doenças cardiovasculares e o acidente vascular cerebral (AVC), promovendo pesquisa, educação e treinamento em saúde.
A entidade é referência global em protocolos de emergência e reanimação, sendo responsável por criar e atualizar os cursos de BLS (Basic Life Support), ACLS (Advanced Cardiovascular Life Support) e PALS (Pediatric Advanced Life Support), seguidos em hospitais, clínicas e universidades de diversos países.
Em 2025, apenas três instituições de ensino superior, em todo o Brasil, receberam esse credenciamento, sendo a Fundação Lusíada a única da Baixada Santista contemplada.
O credenciamento permitirá que 20 professores do curso de graduação ministrem os cursos, ampliando a capacitação de profissionais da saúde e fortalecendo a região como referência acadêmica.
Para o deputado, “essa certificação, certamente, eleva o patamar de qualidade da Fundação Lusíada e eleva o patamar também de qualificação da saúde da Baixada Santista”.
Ele também destaca a parceria da Universidade com o setor público, “Vários equipamentos que são construídos e atendem a população da Baixada são feitos em conjunto com a Fundação Lusíada. Eu tive o privilégio de iniciar essas parcerias enquanto prefeito, a UPA Central, Ambesp, em Santos, Policlínica do Jabaquara, e agora esse passo é importante no sentido de qualificar e ser uma referência cada vez mais consistente em termos de recursos humanos”.