Liderados por Paulo Alexandre Barbosa, autoridades conversam com trabalhadores no Porto de Santos

Liderados por Paulo Alexandre Barbosa no Porto de Santos, deputados, autoridades locais e representantes do setor produtivo aprofundaram, nesta quarta-feira (1º), a análise do maior complexo portuário da América Latina por meio de conversas com trabalhadores e gestores. O evento ocorre em continuidade à agenda conduzida pelo deputado federal.
“A cada visita, reforçamos que este debate vai além de números e estatísticas. Ele diz respeito ao futuro do Brasil. Nossa missão é colher contribuições de quem vive o dia a dia do setor, ouvir trabalhadores, gestores e empresários para construir um texto sólido, equilibrado e que prepare os portos para os próximos anos”, afirmou Barbosa, que é 2º vice-presidente da comissão e ex-prefeito reeleito de Santos.
A programação do segundo dia incluiu reuniões com representantes da Autoridade Portuária de Santos, visita a terminais estratégicos e um trajeto de embarcação pelo estuário, proporcionando à comitiva uma visão abrangente da operação portuária. Também foram discutidos temas como desburocratização, fortalecimento das autoridades portuárias, sustentabilidade e a relação porto-cidade.
Relator da proposta, o deputado Arthur Oliveira Maia (União-BA), destacou que a visita técnica ajuda a aprimorar o texto em discussão.
“Temos uma oportunidade única. Precisamos fazer dessa lei a equiparação de portos públicos e privados, além de enfrentar os gargalos da burocracia. O fato de estarmos aqui é para ouvir sugestões e aprofundar o debate até o fim do ano, dando uma resposta concreta à sociedade”, ressaltou.
O presidente da comissão, deputado Murilo Galdino (Republicanos-PB), reforçou que o Porto de Santos deve servir de modelo para todo o país.
“Queremos desburocratizar, atrair novos investimentos, mas sem perder de vista a sustentabilidade e o fortalecimento dos trabalhadores. O trabalho que estamos realizando aqui vai permitir desenvolver o Brasil por completo dentro desta nova lei portuária”, disse.
Ex-diretor da Antaq, Mário Povia elogiou a iniciativa de aproximar parlamentares da realidade portuária.
“É super importante trazer os deputados para pisarem no cais, no mundo real. Só assim é possível sentir a magnitude do negócio portuário e sua relevância para a economia brasileira. Essa experiência vai ajudar na construção de uma lei moderna e convergente com o que queremos: mais competitividade e menos burocracia”, afirmou.
A deputada Daniela Reinehr (PL-SC), 1ª vice-presidente da comissão, também ressaltou o aprendizado prático da agenda.
“Estudamos muito em Brasília, mas é no cais que conseguimos captar o que realmente acontece. Estar no maior porto da América Latina enriquece e fortalece o trabalho da Comissão”, disse.
Na pauta da visita, também esteve o debate sobre a integração entre porto e cidade. O prefeito de Santos, Rogério Santos, defendeu maior autonomia municipal e destacou avanços recentes.
“Santos tem bons exemplos, como o Parque Valongo, e o importante é transformar essas parcerias em leis que beneficiem a cidade e todas as cidades portuárias”, pontuou.
Autoridades locais também reconheceram a liderança de Barbosa no processo. O secretário de Planejamento Estratégico de Guarujá, João Eduardo Rodrigues de Oliveira, afirmou que o parlamentar tem papel decisivo.
“O trabalho do Paulo é fantástico e fundamental para garantir que nossa região esteja bem representada nesse projeto”, disse.
Já o secretário de Emprego e Desenvolvimento Sustentável de Cubatão, Fabrício Lopes, destacou a conexão do deputado com a Baixada Santista.
“É muito importante ter um representante que conhece a região e já foi prefeito liderando essa comitiva. Isso mostra compromisso real com a cidade e com o futuro do Porto de Santos”, completou.
O segundo dia da visita técnica reforçou a importância do diálogo entre diferentes setores e consolidou o Porto de Santos como referência nos debates da Nova Lei dos Portos. Para Barbosa, o compromisso é claro.
“Queremos um texto que não atenda a interesses isolados, mas que represente o interesse do Brasil. Esse é o nosso norte e o Porto de Santos é o exemplo vivo do que precisamos projetar para o futuro”.
O encontro integra os trabalhos da Comissão Especial da Câmara dos Deputados responsável por avaliar o Projeto de Lei nº 733/2025, que institui a Nova Lei dos Portos.
Galeria de Imagens em Alta Qualidade