Missão internacional leva Brasil ao maior túnel submerso do mundo em busca de inovação
Nesta semana, uma comitiva brasileira formada por 45 representantes está imersa em uma missão internacional estratégica na Alemanha e na Dinamarca. Organizada pela Frente Parlamentar Mista de Portos e Aeroportos (FPPA) e pela Frente Parlamentar da Ligação Seca Santos-Guarujá (FPLS), a iniciativa tem como objetivo estudar de perto o projeto e obras do Túnel Fehmarnbelt, que será o maior túnel submerso do mundo, ligando dois países europeus.
“Estamos em uma missão realizada com bastante amplitude. Temos aqui representantes do Poder Legislativo, deputados, senadores; temos representantes do Executivo; dos órgãos fiscalizadores; temos ministros do TCU, presença importante, pois eles vão fiscalizar o cumprimento desse contrato da obra. É uma comitiva que veio para discutir os desafios da implementação de uma obra estratégica para o Brasil”, detalha o deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP), presidente da FPPA, da FPLS e ex-prefeito de Santos (SP).
Durante cinco dias de atividades, a comitiva brasileira terá reuniões com autoridades, representantes de governo da Alemanha e da Dinamarca, encontros com players do setor de infraestrutura de transportes e acompanhará de perto as obras de execução do túnel Fehmarnbelt, que tem 18 km de extensão e está sendo construído com módulos fabricados em docas secas, depois transportados e submersos.
A missão é um marco no processo de modernização da infraestrutura de transporte do Brasil, especialmente no que diz respeito ao aguardado túnel entre Santos e Guarujá, projeto debatido há mais de 100 anos no Brasil. "O Brasil dá um passo decisivo para a superação de um gargalo logístico centenário. O conhecimento técnico e as experiências que estamos compartilhando com a Alemanha e a Dinamarca fortalecem nossa capacidade de implementar soluções de alto impacto para o país", complementa o deputado Paulo Alexandre Barbosa.
Impacto logístico e social: aprendizados aplicáveis ao Brasil
“Estamos analisando todas as etapas: desde a formatação do processo e a contratação, até a execução da obra. Um ponto fundamental para nós é vermos como eles enfrentam o desafio de executar uma grande obra sem interromper as atividades portuárias — algo que também teremos que garantir no Porto de Santos”, enfatizou Paulo Alexandre Barbosa.
Ao visitar Hamburgo, terceira maior cidade portuária da Europa, a delegação também estuda o impacto logístico e urbano gerado pela construção do túnel na região — impactos similares aos esperados na Baixada Santista. “Estamos vendo na prática como o governo local se preparou para lidar com as mudanças na mobilidade, na logística de cargas e no dia a dia da população. Tudo isso nos ajuda a antecipar problemas e pensar em soluções mais eficientes para o nosso projeto”, explicou o deputado.
Tecnologia, concorrência e responsabilidade fiscal
Em entrevista, o parlamentar destacou que a missão ocorre sem verba pública. "Essa missão está sendo realizada sem um centavo de dinheiro público, sem recursos do Congresso ou de qualquer órgão estatal. O Instituto Brasileiro de Infraestrutura (IBI) convidou parlamentares, empresários e autoridades com o objetivo de compartilhar experiências e boas práticas internacionais.”
“Queremos também despertar o interesse de empresas que já dominam essa metodologia. Hoje, o Brasil não possui nenhuma companhia com qualificação técnica para executar uma obra como a do Túnel Santos-Guarujá. Quanto maior a concorrência, melhores serão os resultados para o país”, destacou o presidente da FPPA e FPLS.
Lição internacional para um desafio centenário brasileiro
O túnel Santos-Guarujá terá 870 metros de extensão e permitirá a travessia entre as duas cidades em apenas dois minutos — uma revolução frente às atuais opções de transporte, que podem levar até duas horas.
A missão segue até quinta-feira (08), com intensa agenda técnica e institucional voltada à aplicação das melhores práticas internacionais no desenvolvimento da infraestrutura portuária e urbana do Brasil.
Participantes da Missão Internacional
A comitiva é formada por importantes lideranças políticas, jurídicas, empresariais e setoriais. Dentre os participantes estão: o vice-governador do estado de São Paulo, Felício Ramuth; o ex-prefeito de Santos e deputado federal Paulo Alexandre Barbosa; o atual prefeito de Santos, Rogério Santos; o senador Sérgio Petecão; os deputados federais Adolfo Viana, Flávio Nogueira e Humberto Rezende.
A delegação também conta com nomes de peso do Judiciário e do setor de infraestrutura, como Mário Povia, diretor-presidente do IBI; Marcelo Sammarco, vice-presidente do IBI; Mauro Sammarco, presidente da Associação Comercial de Santos; além do coordenador-geral da Secretaria Nacional de Portos e Aeroportos, Carlos Magno Lopes; do Superintendente de Infraestrutura e Desenvolvimento da Autoridade Portuária de Santos, Luiz Felipe Tonelli; do desembargador Celso Peel (TRT 2ª Região), do ministro Alexandre Luiz Ramos (TST), do ministro Walton Alencar (TCU) e do ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Douglas Alencar.
ASPAS DO DEPUTADO PAULO ALEXANDRE BARBOSA (PSDB-SP)
Presidente da Frente Parlamentar Mista de Portos e Aeroportos e da Frente Parlamentar da Ligação Seca Santos-Guarujá
1. "Esta missão é histórica. Estamos tendo acesso direto às soluções mais inovadoras do mundo na construção de túneis submersos e voltaremos ao Brasil mais preparados para garantir que o túnel Santos-Guarujá seja uma obra eficiente, moderna e segura."
2. “Tive uma reunião estratégica com o Secretário de Estado Jan Pörksen, que compartilhou como a cidade se preparou para os impactos logísticos da obra. Foi uma troca extremamente produtiva, e ele confirmou que irá ao Brasil para avançarmos juntos na aplicação dessas boas práticas na realidade brasileira."
3. "A Frente Parlamentar Mista de Portos e Aeroportos e a Frente da Ligação Seca Santos-Guarujá assumem, com esta missão, um papel de protagonismo na modernização da infraestrutura brasileira. Estamos fazendo política com responsabilidade e visão de futuro."
4. "Essa não foi apenas uma viagem técnica; está sendo uma construção coletiva de conhecimento entre parlamentares, órgãos de controle, técnicos e empresas. Atuamos com seriedade para que cada passo dado reflita em avanços concretos para a população."
5. "Estamos tendo a oportunidade de ver de perto obras de altíssima qualidade sendo entregues dentro dos prazos e com respeito ao dinheiro público. Esse padrão de excelência é uma referência que vamos levar para o Brasil."
6. A Frente Parlamentar de Portos e Aeroportos e a Frente da Ligação Seca têm atuado de forma estratégica para viabilizar o túnel Santos-Guarujá. Esta missão internacional, que reúne atores políticos, empresariais e gestores públicos, se soma a importantes ações já realizadas, como o road show promovido pelo Governo de São Paulo em parceria com o Ministério de Portos e Aeroportos para atrair investidores e preparar o leilão marcado para agosto.”