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Notícia • 06/05/2025

Missão internacional leva Brasil ao maior túnel submerso do mundo em busca de inovação

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Comitiva liderada pela FPPA e FPLS visita Alemanha e Dinamarca para estudar maior túnel submerso do mundo e aplicar melhores práticas no Brasil

Nesta semana, uma comitiva brasileira formada por 45 representantes está imersa em uma missão internacional estratégica na Alemanha e na Dinamarca. Organizada pela Frente Parlamentar Mista de Portos e Aeroportos (FPPA) e pela Frente Parlamentar da Ligação Seca Santos-Guarujá (FPLS), a iniciativa tem como objetivo estudar de perto o projeto e obras do Túnel Fehmarnbelt, que será o maior túnel submerso do mundo, ligando dois países europeus.

 

“Estamos em uma missão realizada com bastante amplitude. Temos aqui representantes do Poder Legislativo, deputados, senadores; temos representantes do Executivo; dos órgãos fiscalizadores; temos ministros do TCU, presença importante, pois eles vão fiscalizar o cumprimento desse contrato da obra. É uma comitiva que veio para discutir os desafios da implementação de uma obra estratégica para o Brasil”, detalha o deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP), presidente da FPPA, da FPLS e ex-prefeito de Santos (SP).

 

Durante cinco dias de atividades, a comitiva brasileira terá reuniões com autoridades, representantes de governo da Alemanha e da Dinamarca, encontros com players do setor de infraestrutura de transportes e acompanhará de perto as obras de execução do túnel Fehmarnbelt, que tem 18 km de extensão e está sendo construído com módulos fabricados em docas secas, depois transportados e submersos.

 

A missão é um marco no processo de modernização da infraestrutura de transporte do Brasil, especialmente no que diz respeito ao aguardado túnel entre Santos e Guarujá, projeto debatido há mais de 100 anos no Brasil. "O Brasil dá um passo decisivo para a superação de um gargalo logístico centenário. O conhecimento técnico e as experiências que estamos compartilhando com a Alemanha e a Dinamarca fortalecem nossa capacidade de implementar soluções de alto impacto para o país", complementa o deputado Paulo Alexandre Barbosa.

Impacto logístico e social: aprendizados aplicáveis ao Brasil

 

“Estamos analisando todas as etapas: desde a formatação do processo e a contratação, até a execução da obra. Um ponto fundamental para nós é vermos como eles enfrentam o desafio de executar uma grande obra sem interromper as atividades portuárias — algo que também teremos que garantir no Porto de Santos”, enfatizou Paulo Alexandre Barbosa.

 

Ao visitar Hamburgo, terceira maior cidade portuária da Europa, a delegação também estuda o impacto logístico e urbano gerado pela construção do túnel na região — impactos similares aos esperados na Baixada Santista. “Estamos vendo na prática como o governo local se preparou para lidar com as mudanças na mobilidade, na logística de cargas e no dia a dia da população. Tudo isso nos ajuda a antecipar problemas e pensar em soluções mais eficientes para o nosso projeto”, explicou o deputado.

Tecnologia, concorrência e responsabilidade fiscal

 

Em entrevista, o parlamentar destacou que a missão ocorre sem verba pública. "Essa missão está sendo realizada sem um centavo de dinheiro público, sem recursos do Congresso ou de qualquer órgão estatal. O Instituto Brasileiro de Infraestrutura (IBI) convidou parlamentares, empresários e autoridades com o objetivo de compartilhar experiências e boas práticas internacionais.”

 

“Queremos também despertar o interesse de empresas que já dominam essa metodologia. Hoje, o Brasil não possui nenhuma companhia com qualificação técnica para executar uma obra como a do Túnel Santos-Guarujá. Quanto maior a concorrência, melhores serão os resultados para o país”, destacou o presidente da FPPA e FPLS.

Lição internacional para um desafio centenário brasileiro

 

O túnel Santos-Guarujá terá 870 metros de extensão e permitirá a travessia entre as duas cidades em apenas dois minutos — uma revolução frente às atuais opções de transporte, que podem levar até duas horas.

 

A missão segue até quinta-feira (08), com intensa agenda técnica e institucional voltada à aplicação das melhores práticas internacionais no desenvolvimento da infraestrutura portuária e urbana do Brasil.

 

Participantes da Missão Internacional

 

A comitiva é formada por importantes lideranças políticas, jurídicas, empresariais e setoriais. Dentre os participantes estão: o vice-governador do estado de São Paulo, Felício Ramuth; o ex-prefeito de Santos e deputado federal Paulo Alexandre Barbosa; o atual prefeito de Santos, Rogério Santos; o senador Sérgio Petecão; os deputados federais Adolfo Viana, Flávio Nogueira e Humberto Rezende.

 

A delegação também conta com nomes de peso do Judiciário e do setor de infraestrutura, como Mário Povia, diretor-presidente do IBI; Marcelo Sammarco, vice-presidente do IBI; Mauro Sammarco, presidente da Associação Comercial de Santos; além do coordenador-geral da Secretaria Nacional de Portos e Aeroportos, Carlos Magno Lopes; do Superintendente de Infraestrutura e Desenvolvimento da Autoridade Portuária de Santos, Luiz Felipe Tonelli; do desembargador Celso Peel (TRT 2ª Região), do ministro Alexandre Luiz Ramos (TST), do ministro Walton Alencar (TCU) e do ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Douglas Alencar.

ASPAS DO DEPUTADO PAULO ALEXANDRE BARBOSA (PSDB-SP)

Presidente da Frente Parlamentar Mista de Portos e Aeroportos e da Frente Parlamentar da Ligação Seca Santos-Guarujá

 

1. "Esta missão é histórica. Estamos tendo acesso direto às soluções mais inovadoras do mundo na construção de túneis submersos e voltaremos ao Brasil mais preparados para garantir que o túnel Santos-Guarujá seja uma obra eficiente, moderna e segura."

 

2. “Tive uma reunião estratégica com o Secretário de Estado Jan Pörksen, que compartilhou como a cidade se preparou para os impactos logísticos da obra. Foi uma troca extremamente produtiva, e ele confirmou que irá ao Brasil para avançarmos juntos na aplicação dessas boas práticas na realidade brasileira."

 

3. "A Frente Parlamentar Mista de Portos e Aeroportos e a Frente da Ligação Seca Santos-Guarujá assumem, com esta missão, um papel de protagonismo na modernização da infraestrutura brasileira. Estamos fazendo política com responsabilidade e visão de futuro."

 

4. "Essa não foi apenas uma viagem técnica; está sendo uma construção coletiva de conhecimento entre parlamentares, órgãos de controle, técnicos e empresas. Atuamos com seriedade para que cada passo dado reflita em avanços concretos para a população."

 

5. "Estamos tendo a oportunidade de ver de perto obras de altíssima qualidade sendo entregues dentro dos prazos e com respeito ao dinheiro público. Esse padrão de excelência é uma referência que vamos levar para o Brasil."

 

6. A Frente Parlamentar de Portos e Aeroportos e a Frente da Ligação Seca têm atuado de forma estratégica para viabilizar o túnel Santos-Guarujá. Esta missão internacional, que reúne atores políticos, empresariais e gestores públicos, se soma a importantes ações já realizadas, como o road show promovido pelo Governo de São Paulo em parceria com o Ministério de Portos e Aeroportos para atrair investidores e preparar o leilão marcado para agosto.”