Pular para o conteúdo principal
Notícia • 03/10/2024

O deputado que venceu o bolsonarismo

Carreata, comício, corpo a corpo, Jair Bolsonaro desembarcou em Santos (SP) às vésperas do segundo turno para garantir a eleição de sua apadrinhada Rosana Valle (PL), mas cometeu um grave erro de estratégia ao subestimar a força política de seu oponente indireto: o deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP), padrinho político do prefeito Rogério Santos (Republicanos), que acabou reeleito no domingo. Rogério venceu com 53,37% dos votos válidos contra 46,63% de Rosana.

 

Além do ex-presidente, Rosana teve ainda em sua campanha a presença constante de Michelle Bolsonaro, que lidera o grupo de mulheres do PL. Vale registrar que o governador de São Paulo, apesar de ser do mesmo partido que o prefeito reeleito, optou pela neutralidade na disputa. Nada disso adiantou.

 

“O povo deu importantes respostas nas eleições de Santos. Disse chega de extremismo entre direita e esquerda. A população quer soluções concretas. Na superficialidade do radicalismo, os verdadeiros problemas acabam sendo deixados de lado. Venceu o candidato de discurso sereno com as melhores propostas”, afirma Paulo Alexandre Barbosa, que foi prefeito de Santos por dois mandatos.

 

Analisando os cenários, pesquisa da Quaest comprovou que o apoio de Paulo Alexandre Barbosa a Rogério Santos foi decisivo para sua reeleição. Segundo o levantamento, 33% dos entrevistados afirmaram que as chances de votarem em determinado candidato aumentariam se ele fosse apoiado por Barbosa. Por sua vez, o apoio de nomes como o do governador do estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, do ex-presidente Jair Bolsonaro e do presidente Lula tiveram menor relevância - 27%, 26% e 22%, respectivamente.

 

A força de Paulo Alexandre Barbosa, que entrou de cabeça na campanha, é resultado de dois mandados consecutivos na Prefeitura de Santos (2013-2020), período em que a cidade portuária mais importante do país experimentou um crescimento econômico consistente, com a profissionalização da gestão e melhoria significativa dos serviços públicos. Desde que assumiu o mandato de deputado federal em 2022, o político tem trabalhado para levar investimentos públicos e privados para o município.

 

A vitória em Santos fortalece Paulo Alexandre em seu retorno à Câmara dos Deputados, onde preside a Frente Parlamentar Mista de Portos e Aeroportos (FPPA) e a Frente Parlamentar Mista da Ligação Seca Santos-Guarujá. Ele também ocupa a vice-presidência da Comissão de Viação e Transportes (CVT) e hoje é uma das principais lideranças do setor de infraestrutura, tendo participado ativamente para que sua cidade natal se transformasse em um hub estratégico.

 

Nos próximos anos, Santos receberá bilhões em investimentos diretos, seja na requalificação e ampliação de terminais portuários ou na construção do túnel submerso Santos-Guarujá, maior obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que vai gerar mais de 9 mil empregos.

 

Os números não mentem: Paulo Alexandre Barbosa, jovem político integrante de um partido encolhido, saiu maior do que entrou nessa guerra política pela cidade que abriga o maior porto da América Latina, o Porto de Santos.