Paulo Alexandre Barbosa cobra Sabesp após rompimento de adutora no Morro São Bento, em Santos
O Deputado Federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP) encaminhou, na tarde desta quarta-feira (15), um ofício à Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) solicitando celeridade máxima na conclusão dos reparos e na solução dos problemas decorrentes do rompimento de uma adutora no Morro São Bento, em Santos.
O parlamentar fez uma vistoria no local do incidente que gerou uma série de transtornos para os moradores da região, afetando ruas como São Marcos, Assunção de Nossa Senhora e Nossa Senhora do Monte Serrat, além de provocar risco estrutural a residências, que estão sendo avaliadas pela Defesa Civil de Santos.
No documento, o parlamentar ainda evidenciou que o incidente “aumenta o perigo de novos deslizamentos e possíveis danos às famílias que residem nas proximidades”, visto que o solo já está saturado pelas chuvas e a situação pode piorar considerando as previsões de novas precipitações para os próximos dias.
Paulo Alexandre também destacou que a comunidade já havia alertado para o problema anterior na adutora. “Isso é um absurdo, uma vergonha. Os moradores já haviam alertado sobre esse problema com a adutora, mas a Sabesp não tomou as providências necessárias.”, advertiu o Deputado.
Além dos danos materiais, o vazamento causou a interrupção do tráfego na região e a necessidade de acolhimento emergencial das famílias afetadas. "A Sabesp precisa fazer reparos imediatos, especialmente para garantir a segurança estrutural das casas. E não podemos aceitar que isso se repita.", enfatizou Paulo Alexandre Barbosa, reforçou a urgência de obras preventivas e a substituição da tubulação de ferro fundido por material mais resistente, como o polietileno de alta densidade (PEAD).
A Prefeitura de Santos, por meio da Secretaria das Prefeituras Regionais (Sepref), informou que a Sabesp foi notificada e que os reparos devem ser realizados dentro de um prazo de até 15 dias, sob pena de multa. A Defesa Civil, a Prefeitura Regional dos Morros e a Terracom também estão no local, trabalhando para minimizar os impactos do rompimento e oferecer apoio social às famílias afetadas.
Três imóveis foram interditados, mas não houve danos estruturais, e as famílias foram acolhidas e receberam assistência no Centro Esportivo do Morro São Bento. A situação continua sendo monitorada, e a cobrança por parte do parlamentar segue firme para garantir que a Sabesp atenda às demandas de reparo e evite novos incidentes.