Pular para o conteúdo principal
Notícia • 04/03/2023

Paulo Alexandre Barbosa cria Frente Parlamentar Mista dos Portos e Aeroportos

Subtitulo
Objetivo é debater modelos de gestão e desenvolvimento sustentável, custos operacionais e logísticos, competitividade internacional, plano de investimentos em infraestrutura, entre outros temas importantes para os modais

Com mais de 200 assinaturas, o Deputado Federal Paulo Alexandre Barbosa criou a Frente Parlamentar Mista dos Portos e Aeroportos para discutir as principais demandas destes modais fundamentais para o crescimento do país. Para iniciar os trabalhos falta o aval do presidente da Câmara Arthur Lira.

 

Criada pelo deputado santista Paulo Alexandre Barbosa, Cleber Verde (Republicanos/MA), Albuquerque (Republicanos/RR), entre outros. A Frente Parlamentar será presidida pelo parlamentar paulista que será responsável pela prestação das informações perante a Secretaria Geral da Mesa/SGM-CD e demais órgãos do Congresso Nacional.

 

A Frente Parlamentar Mista é composta por deputados e senadores de diferentes partidos. O objetivo é debater modelos de gestão e desenvolvimento sustentável, custos operacionais e logísticos, competitividade internacional, entre outros temas importantes para os modais.

 

A criação da Frente aconteceu no início do mês de fevereiro em reunião no gabinete do deputado Paulo Alexandre. Em seguida foram enviados o requerimento ao Presidente da Câmara dos Deputados, com a documentação de constituição da Frente, com as assinaturas de adesão e o respectivo estatuto.

Assim que houver o aval de Arthur Lira, presidente da Câmara, será convocada a primeira reunião ordinária da Frente para eleição dos demais membros da Mesa Diretora.

 

Portos

 

Atualmente no Brasil existem hoje no Brasil 175 instalações portuárias de cargas, que incluem portos, terminais marítimos e instalações aquaviárias. Desse total, 36 portos são públicos organizados.

 

Somente no Brasil, o setor portuário (portos públicos e terminais autorizados) movimentou 179,8 milhões no primeiro bimestre de 2022. O número representa crescimento de 1,8% em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados são da ANTAQ.

 

Em 2022 o porto mais importante da América Latina, o Porto de Santos movimentou 162,4 milhões de toneladas de carga. Outros portos em destaque no cenário nacional são o de Paranaguá (PR), Rio Grande (RS), Suape (PE), Navegantes (SC), Itajaí (SC) e Rio de Janeiro.

 

Aeroportos

 

Nos últimos 12 meses, o acumulado de passageiros em voos internacionais é de quase 14 milhões de passageiros. Total de passageiros domésticos chegou a 65,7 milhões apenas em 10 meses de 2022.

 

O maior aeroporto do Brasil, o  Internacional de Guarulhos (SP), também é o segundo mais movimentado da América Latina.

 

Atualmente são quase 2.500 mil aeródromos registrados pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). Desses aeródromos, 1911 são privados e 588 são públicos.

 

O Estado de SP possui 14 aeroportos comerciais e 26 aeroportos regionais. Dos 10 maiores aeroportos do Brasil, três estão no território paulista: Aeroporto Internacional de Guarulhos, Aeroporto Internacional de Congonhas (SP) e Aeroporto Internacional de Viracopos (Campinas).