Paulo Alexandre Barbosa encontra responsáveis pelo túnel Santos-Guarujá e destaca avanços
O deputado federal Paulo Alexandre Barbosa se encontrou com a empresa responsável pelas obras do Túnel Santos-Guarujá na tarde desta quarta-feira (9). A reunião de alinhamento reuniu, além de PAB e a empresa responsável pela obra, a Mota Engil, prefeitos e a Autoridade Portuária de Santos. O encontro marcou mais um passo para a concretização da obra e ocorreu na sede da APS.
O parlamentar acompanha o projeto e as autoridades preveem que as obras devem ser finalizadas até 2030.
"Estamos falando de uma obra histórica para a Baixada Santista. Esse alinhamento inicial é fundamental para garantir que o projeto avance com responsabilidade, eficiência e transparência", destacou o deputado Paulo Alexandre.
Também presente durante o evento, o presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, ressaltou a condução de Paulo Alexandre Barbosa no processo de aprovação do projeto do Túnel.
"Se não fosse o Paulo Alexandre conduzindo essa articulação e o protagonismo nas negociações entre todos os entes federais e estaduais, certamente esse túnel não teria avançado e não estaríamos nessa fase tão importante", afirmou.
Túnel Santos-Guarujá será o primeiro submerso do País
Vencedora do leilão, a concessionária Mota-Engil Latam Portugal apresentou sua equipe técnica de engenharia e iniciou as tratativas operacionais da implantação. O túnel será o primeiro imerso do Brasil, com 1,255 km de extensão e investimento estimado em R$ 5,78 bilhões. A estrutura contará com seis faixas de rolamento, ciclovia, passagem de pedestres e preparo para operação futura de VLT, reduzindo o tempo de travessia entre Santos e Guarujá de até uma hora para três minutos.
Com previsão de início das obras entre o fim de 2026 e o começo de 2027, e conclusão até 2030, o empreendimento deverá gerar 8.690 empregos diretos e indiretos, contribuindo para o desenvolvimento econômico regional.
Além de melhorar a mobilidade urbana, o túnel promete reduzir emissões de CO₂, integrar territórios e impulsionar a valorização imobiliária regional. A iniciativa é fruto de uma parceria entre os governos federal e estadual e terá 30 anos de concessão, sob responsabilidade da Mota-Engil.
Autoridades celebram o túnel Santos-Guarujá
O Prefeito de Santos, Rogério Santos, disse que é hora de reforçar o apoio às Cidades.
"Importante reunião para reafirmar aquilo já que já tínhamos colocado junto ao Governo do Estado, junto ao Governo Federal, a importância para as cidades, para as pessoas, para o entorno, os bairros, a moradia e infraestrutura necessária não só para o túnel. Por isso, é importante nos mantermos atentos a cada passo", disse.
O chefe do executivo de Guarujá, Farid Madi, afirmou que a união de esforços é fundamental nessa hora.
"É a união de todos para que as obras possam beneficiar o máximo possível a nossa população, gerar emprego, como disse o nosso deputado", disse ele.
O engenheiro civil da Mota Engil, Bruno Rodrigues, afirmou que está esperançoso com o projeto. "Temos muita experiência com obras desse tipo e estamos construindo um projeto grandioso. Tenho certeza que será uma obra muito benéfica e muito bem sucedida", disse.
Galeria de Imagens em Alta Qualidade