Pular para o conteúdo principal
Notícia • 11/12/2024

Paulo Alexandre Barbosa participa da entrega da Casa da Mulher em Santos

Subtitulo
Projetada para oferecer atendimento jurídico, psicológico e social, além de capacitações em parceria com o Governo do Estado e o Centro Paula Souza, a iniciativa foi viabilizada por uma articulação entre poder público e entidades privadas.

O Deputado Federal Paulo Alexandre Barbosa participou da entrega da Casa da Mulher em Santos, realizada nesta terça-feira (10). O evento contou com a presença do Prefeito Rogério Santos, da Vice-Prefeita Renata Bravo, do Secretário de Governo e Relações Institucionais do Estado de São Paulo, Gilberto Kassab, além de diversas autoridades e representantes da sociedade civil.

 

A Casa da Mulher foi projetada para oferecer um atendimento multidisciplinar, incluindo suporte jurídico, psicológico e social. Além disso, o espaço promoverá capacitações em parceria com o Governo do Estado e instituições como o Centro Paula Souza, abrindo caminhos para o empreendedorismo e a independência financeira das mulheres atendidas.

 

“Hoje é um dia de muita emoção com a entrega da Casa da Mulher. Este equipamento simboliza a força e o protagonismo feminino em nossa cidade. Santos é um exemplo para o Brasil e, com iniciativas como esta, continuamos a liderar na implementação de políticas públicas que fazem a diferença na vida das pessoas”, destacou o Deputado Paulo Alexandre Barbosa.

 

Paulo também falou sobre a importância do trabalho feminino na atual gestão da Prefeitura. “Santos é a cidade mais feminina do Brasil e um dos segredos da administração do Prefeito Rogério Santos é o protagonismo delas. Aqui nós temos os exemplos da nossa Primeira-Dama Raysa Ribbe, a Vice-Prefeita Renata Bravo, Secretária da Mulher, Cidadania, Diversidade e Direitos Humanos Larissa Paz, a Secretária de Obras e Edificações Larissa Cordeiro e a Vereadora Audrey Kleys, nossa futura Vice-Prefeita.”, apontou.

 

 

 

Uma obra com propósito

 

Localizada em um prédio de 800m², a Casa da Mulher passou por uma reforma completa, que incluiu a instalação de um elevador para garantir acessibilidade, renovação de espaços e montagem de mobiliário, em uma parceria entre a Prefeitura, o Governo do Estado e entidades privadas. A obra, gerenciada pela Secretaria de Obras e Edificações (Seobe), recebeu um investimento total de quase R$ 2 milhões.

 

À frente do projeto desde o início, a Vice-Prefeita Renata Bravo celebrou a conquista. “Estamos entregando muito mais do que uma obra física. A Casa da Mulher é um marco no enfrentamento à violência e na promoção da igualdade. É um espaço que reflete o compromisso de Santos com uma sociedade mais justa e igualitária. Quero agradecer ao Deputado Federal Paulo Alexandre Barbosa, que, com sua visão de futuro, lançou as bases para muitas das políticas públicas que hoje nos permitem avançar”, apontou Renata.



O Prefeito Rogério Santos ressaltou a relevância do novo equipamento. “Este espaço representa a união de esforços em prol de uma causa fundamental. Esse é um símbolo de esperança e acolhimento, fortalecendo ainda mais nossa rede de proteção às mulheres e reafirmando Santos como referência em responsabilidade social e democracia.”

 

Gilberto Kassab, Secretário de Governo e Relações Institucionais do Estado de São Paulo, parabenizou a todos envolvidos no desenvolvimento e entrega do projeto e enfatizou a oportunidade de acolhimento que o espaço oferece para as mulheres vulneráveis. “Cumprimento meu amigo, o deputado Paulo Alexandre Barbosa, cuja trajetória inspira a renovação da vida pública e políticas transformadoras. A Casa da Mulher é um símbolo de acolhimento e oportunidade, oferecendo apoio às mulheres em situação de vulnerabilidade para que possam reconstruir suas vidas, desenvolver autoestima e conquistar independência financeira. É um exemplo de união, cuidado e esperança para a cidade.”



No piso térreo do prédio funcionará a recepção/secretaria, sala de triagem, atendimento psicossocial, assistência social, atendimento jurídico, sala multiúso, sanitários e depósitos. O primeiro pavimento será destinado à área de espera/brinquedoteca, espaço para estudos, administração, sanitários e oficinas de tecnologia/mídias sociais, estética, artes manuais e culinária/panificação.

 

Parcerias

 

A entrega da Casa da Mulher só foi possível graças a uma articulação entre diferentes esferas do poder público e entidades privadas, como o Rotary e a Ageo Terminais, que contribuíram com recursos para a estruturação do espaço. O aporte garantido pela empresa portuária foi destinado por meio do Termo de Responsabilidade de Implantação de Medidas Mitigatórias e/ou Compensatórias (Trimmc), política urbana de redução de impactos e compensação prevista no Estatuto das Cidades e implementada pela gestão de Paulo Alexandre Barbosa na Prefeitura de Santos.

 

A Casa da Mulher será um ponto de referência para o acolhimento e o empoderamento das mulheres santistas, reafirmando Santos como a cidade mais feminina do Brasil e um exemplo de inovação em políticas públicas.