Paulo Alexandre Barbosa participa de ato cívico ao lado do governador e celebra autorizações históricas de investimentos para a Baixada Santista

O deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP) participou, nesta sexta-feira (13), do ato cívico em comemoração aos 262 anos de nascimento de José Bonifácio, o Patriarca da Independência. A solenidade, marcada pela transferência simbólica do gabinete do Governo do Estado de São Paulo para a cidade, também foi palco de importantes anúncios do governador Tarcísio de Freitas, consolidando uma série de investimentos estratégicos para a Baixada Santista — muitos deles frutos da articulação e do trabalho incansável de Paulo Alexandre.
Na ocasião, o governador entregou títulos de regularização fundiária, autorizou a construção de moradias do Programa Casa Paulista em Peruíbe, Mongaguá e Praia Grande, firmou convênios do Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos (FID) com Guarujá e Peruíbe, e liberou recursos para a saúde em Peruíbe, Bertioga e Santos.
Durante a cerimônia, Paulo Alexandre ressaltou a boa política que tem sido conduzida pelo Governo do Estado, que vai além dos discursos e busca transformar efetivamente a vida das pessoas, destacando conquistas históricas como o avanço do Túnel Santos-Guarujá e da Terceira Pista do Sistema Anchieta-Imigrantes. “Nós temos um estadista à frente do Governo de São Paulo que sabe dialogar, que sabe fazer a boa política. Ele está atrás de resultados para a população, que é aquilo de que verdadeiramente precisamos”, afirmou em seu discurso.
Resultados concretos para a população
O deputado Paulo Alexandre tem sido protagonista das entregas anunciadas pelo governador. Sua atuação direta junto ao Governo do Estado tem viabilizado soluções aguardadas há décadas por milhares de famílias da região. Entre as demandas levadas por Barbosa a Tarcísio estão a busca por recursos para o Hospital de Peruíbe, o Complexo Materno-Infantil de São Vicente, o Hospital de Bertioga e o Complexo Hospitalar dos Estivadores em Santos, além da Terceira Pista do SAI, o Túnel Santos-Guarujá e a duplicação da Curva do ‘S’, em Praia Grande — projetos que vêm avançando desde que Paulo Alexandre assumiu o cargo em Brasília.
Hospital Municipal de Peruíbe
O parlamentar liderou o movimento que finalmente tirou do papel o funcionamento pleno do hospital municipal. A unidade, que já conta com prédio pronto, enfrentava entraves para ser equipada e ter seus serviços custeados.
Junto ao governador Tarcísio e ao secretário estadual da Saúde, Eleuses Paiva, Paulo Alexandre evidenciou a urgência e a importância do equipamento. Agora, foi assinado o autorizo para a liberação dos recursos necessários à inauguração do hospital para a população.
A unidade de saúde contará com 73 leitos, sendo 10 de UTI adulto e 9 pediátricos, além de estrutura moderna para exames de alta complexidade, como tomografia e ressonância magnética — beneficiando não apenas Peruíbe, mas também todo o Vale do Ribeira.
Hospital Municipal de Bertioga
Desde o início do mandato, Barbosa abraçou a causa da saúde no município. O trabalho firme de articulação garantiu o autorizo para o funcionamento do hospital local, que contará com centro cirúrgico, unidade de terapia intensiva e 62 leitos de enfermaria.
A nova estrutura tornará o hospital uma referência regional no atendimento de média e alta complexidade, ampliando a capacidade de assistência médica para toda a região.
Habitação para quem mais precisa
Na ocasião, o governador Tarcísio de Freitas também visitou dois projetos emblemáticos, viabilizados com o empenho e articulação decisiva do deputado Paulo Alexandre Barbosa: o Conjunto Habitacional Prainha e o Parque Palafitas.
Durante sua gestão como prefeito de Santos, Paulo Alexandre iniciou o trabalho para transformar a vida de famílias que viviam em áreas de risco, como os morros e as palafitas. Foi nesse período que o projeto Santos AB-Prainha começou a sair do papel, e hoje avança rumo à conclusão, com a entrega prevista de 574 novas moradias.
O Parque Palafitas, por sua vez, prevê a construção de 60 unidades habitacionais no Dique da Vila Gilda, na Zona Noroeste, em seu projeto-piloto. A transformação da região começou ainda sob a gestão de Paulo Alexandre com a urbanização da Avenida Beira Rio, parte do projeto da Nova Entrada de Santos, que levou moradia digna, infraestrutura e qualidade de vida para dezenas de famílias.