Pular para o conteúdo principal
Notícia • 18/05/2023

Paulo Alexandre Barbosa participa de inauguração de estação elevatória de combate às enchentes na Baixada

Subtitulo
A obra inovadora, projetada durante o mandato como prefeito do agora deputado federal, servirá de exemplo para outras cidades brasileiras

O deputado federal Paulo Alexandre Barbosa participou da inauguração da Estação Elevatória de Canais e Comportas (EECC) ‘Engenheiro Marcos Diniz’, na Zona Noroeste, em Santos. É a primeira EECC do programa de macrodrenagem para a solução das enchentes na região, iniciadas no último ano de gestão de Paulo como prefeito da Cidade.

 

O parlamentar esteve ao lado do prefeito Rogério Santos e de outras autoridades que trabalharam juntos para a construção da EECC no bairro do Castelo. A previsão de entrega da obra era dezembro de 2023, mas os trabalhos foram adiantados e entregues nesta sexta-feira (19).

 

“Foi uma ideia feita a muitas mãos: Beto Mansur, João Paulo Papa, eu, e agora, o Rogério. Também contamos com o apoio da Câmara dos Vereadores, que aprovou o financiamento que permitiu que a gente iniciasse esse processo. Foi uma união do Executivo, do Legislativo e até do Ministério Público, porque todos temos o mesmo objetivo, que é fazer entregas que possam mudar a vida das pessoas para melhor”, afirmou Paulo Alexandre.

 

A vendedora Fabiana Castro da Cunha mora na região desde que nasceu e sonhava com a solução das enchentes. “Foram muitas perdas, muito choro, muita luta. Muita gente não tem como comprar mais móveis e nem pode, porque aqui tudo se perde. Entrava e saía ano e nada mudava, então é a realização de um sonho. Espero que tudo mude agora”, disse. O aposentado José Josias Santos também aprovou a iniciativa. “Essa obra é maravilhosa. Estamos muito felizes porque aguardamos isso há muitos anos. A expectativa é muito grande”, afirmou.

 

A Estação Elevatória vai mudar a vida de cerca de 80 mil moradores da Zona Noroeste. A previsão da administração municipal é de conter os alagamentos principalmente dos bairros Castelo e Areia Branca, além de localidades de São Vicente, já que está próximo da divisa com o Município. 

 

Os primeiros testes de funcionamento foram realizados no dia 11 de maio, com êxito. O sistema de comportas de Santos vai servir de modelo para que o mesmo trabalho seja realizado em outras cidades da Baixada Santista que sofrem com alagamentos e enchentes. 

 

“Essa obra também vai servir de referência para o Estado e para todo o Brasil. Temos um projeto a longo prazo, de fazer, no mínimo, mais dez estações como essa na Zona Noroeste, e já estamos trabalhando para isso. A prefeitura já tem recurso para fazer mais duas, e nós estamos em Brasília buscando recursos para as restantes. Queremos ver o problema resolvido em toda a ZN”, afirmou o deputado federal.

 

A obra inovadora foi projetada durante a gestão de Paulo como prefeito, e finalizada pelo atual chefe do executivo, Rogério Santos. “Isso era esperado há mais de 50 anos e muita gente não acreditava, mas se concretizou e simboliza o investimento que estamos fazendo nessa região da Cidade”, declarou o prefeito.

 

A EECC7 tem capacidade para acumular mais de 4 milhões e trezentos mil litros de água - o equivalente a cerca de três piscinas olímpicas. O escoamento da água será feito para o Rio dos Bugres, por gravidade ou com a ajuda das bombas de sucção em períodos de chuva forte e maré alta. São três bombas, que terão capacidade de sugar 6m³ de água por segundo, a diesel e que serão acionadas gradativa e alternadamente.

 

Foram investidos R$ 38,5 milhões, sendo R$ 22 oriundos de empréstimo do FGTS (Programa Avançar Cidades), supervisionado pela Caixa Econômica Federal. O restante da verba é contrapartida do orçamento municipal. A execução é gerenciada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Edificações e executada pela Terracom.