Pular para o conteúdo principal
Notícia • 04/11/2025

Paulo Alexandre Barbosa visita Instituto Oswaldo Cruz, que almeja ampliar teleatendimento no Ambesp

Subtitulo
Barbosa se encontrou com integrantes da diretoria do Instituto Oswaldo Cruz e abriu a reunião relembrando sobre os desafios que enfrentou ao lado da instituição durante os últimos anos

O deputado federal Paulo Alexandre Barbosa visitou, nesta terça-feira (4), o Instituto Oswaldo Cruz, na Capital, onde conversou com profissionais responsáveis por gerir a instituição. A reunião representou um reencontro após o parlamentar ter sido um dos maiores articuladores políticos na Baixada Santista, ao longo dos últimos anos, sempre atuando em prol da saúde da população. Durante o encontro, o Instituto reforçou o plano de ampliar o teleatendimento no Ambulatório de Especialidades Nelson Teixeira (Ambesp NT).

Barbosa se encontrou com integrantes da diretoria do Instituto Oswaldo Cruz e abriu a reunião relembrando sobre os desafios que enfrentou ao lado da instituição durante os últimos anos. O Ambulatório de Especialidades Nelson Teixeira, que fica localizado no bairro do Macuco, mais precisamente no cruzamento da Rua Doutor Manoel Tourinho com a Rua José Francisco Valença, se tornou em um dos feitos conquistados por Barbosa junto com o Instituto Oswaldo Cruz.

Desde a inauguração, o Ambesp NT já realizou mais de 600 mil consultas médicas, mais de 400 mil exames e aproximadamente 24 mil cirurgias. De acordo com dados da Gestão Municipal, por dia, são realizados 1,6 mil atendimentos presenciais.

Durante a visita desta terça-feira, o Instituto reforçou o plano de ampliar o teleatendimento na unidade. A ideia já havia sido ventilada em março deste ano e a reunião entre PAB e a instituição reforçou a discussão a respeito do avanço tecnológico na saúde santista.

O objetivo é ampliar o número de atendimentos, em especial aos pacientes crônicos já em acompanhamento que se encontram com quadro clínico estável.

Cooperação

A parceria entre o deputado Paulo Alexandre Barbosa e o Instituto Oswaldo Cruz é antiga.

No ano de 2014, Paulo, quando ainda atuava como prefeito de Santos, autorizou por meio da lei 2.961/2014, o Poder Executivo a firmar convênio com a Fundação Oswaldo Cruz - FioCruz para desenvolver o Programa Farmácia Popular do Brasil no município.

Já em 2018, PAB trabalhou junto ao Governo do Estado para ampliar os investimentos destinados ao Complexo Hospitalar dos Estivadores. À época, a unidade contava com aproximadamente 470 servidores do Instituto Oswaldo Cruz.

Dois anos depois disso, em 2020, ainda à frente do Executivo santista, Paulo Alexandre também celebrou o anúncio de que o Novo AMBESP, localizado no cruzamento entre a Rua José Francisco Valença e a Rua Doutor Manoel Tourinho passaria a ser administrado Instituto Oswaldo Cruz.

O IOC foi responsável pelo atendimento de referência no Complexo dos Estivadores e também pelo menor índice de mortalidade infantil já registrado em Santos.