Pular para o conteúdo principal
Notícia • 26/05/2025

Paulo Alexandre fortalece segurança marítima com novo sistema no 8º Distrito Naval

Subtitulo
Equipamento adquirido com emenda de R$ 280 mil reforça ações de segurança, combate ao tráfico e proteção ambiental

Graças à atuação do deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP), o 8º Distrito Naval da Marinha do Brasil recebeu um moderno Painel de Monitoramento para o Centro Regional de Segurança Marítima. A aquisição dos novos equipamentos foi viabilizada por meio de uma emenda parlamentar no valor de R$ 280 mil, destinada pelo deputado.

 

A iniciativa fortalece o monitoramento das áreas marítimas sob responsabilidade da Marinha e amplia a capacidade operacional em ações de salvaguarda da vida humana no mar, combate ao tráfico de drogas e prevenção da poluição hídrica. Os estados de São Paulo e Paraná serão diretamente beneficiados pelo reforço tecnológico garantido por Paulo Alexandre.

 

Para o deputado, a modernização representa um avanço significativo no apoio às ações de segurança nos portos brasileiros. “Além da função de controle do tráfego aquaviário, o sistema também atua em parceria com os órgãos de segurança para monitorar todos os navios que chegam ao Porto de Santos e ao Porto de Paranaguá. Esse trabalho conjunto é fundamental para a realização de apreensões, como já vem ocorrendo. E agora, com os novos equipamentos, essa atuação se torna ainda mais efetiva”, afirmou Paulo Alexandre.

 

O novo painel reúne, em tempo real, informações estratégicas de diversas fontes – como satélites, sensores, câmeras e sistemas de posicionamento. Com essa integração, os operadores da Marinha passam a ter maior precisão para identificar embarcações, rastrear rotas suspeitas e coordenar missões com mais eficiência.

 

O Vice-Almirante Marco Antonio Ismael Trovão de Oliveira também destacou a relevância da modernização viabilizada pelo deputado: “Nós já tínhamos um equipamento que fazia esse trabalho, mas precisávamos atualizá-lo. Ele estava limitado no recebimento de informações e de dados; seu processamento já não garantia que tudo pudesse ser apresentado da forma necessária. Com o recurso enviado pelo deputado, pudemos adquirir equipamentos novos, tanto de visualização quanto de processamento. Agora estamos prontos para o futuro — pelo que já temos hoje e pelo que ainda vamos realizar”.

 

A atuação de Paulo Alexandre reforça o compromisso com a presença do Estado na chamada “Amazônia Azul”, ampliando a soberania nacional sobre as águas jurisdicionais e contribuindo para a proteção do meio ambiente, o cumprimento de convenções internacionais e o bem-estar da população.

 

Galeria de fotos