Paulo Alexandre visita entidades ligadas ao terceiro setor em Vicente de Carvalho, em Guarujá

Cuidar de quem mais precisa e mostrar novos caminhos é uma dos objetivos das entidades de Vicente de Carvalho, em Guarujá, visitadas nesta sexta-feira (10) por Paulo Alexandre Barbosa. O terceiro setor é uma das bandeiras do parlamentar que sempre incentivou projetos ligados à área.
O deputado foi até as instalações do Instituto Novos Sonhos para conhecer pessoalmente. Fundada em 2010, o projeto já ajudou mais de 1 mil crianças e adolescentes nas comunidades da Prainha e da Aldeia. Inicialmente com aulas de esporte, futebol e jiu jitsu, após a pandemia o trabalho se intensificou. “Depois da covid, em 2020, foi um divisor de águas e criamos a pedagogia do Nós por Nós. Ela se tornou o eixo principal do Instituto e é por onde todas as atividades passam, é a moeda de troca entre o Instituto e a população. Desde então, entregamos mais de 80 toneladas de alimentos, quando começamos a mensurar isso”, explica o fundador e coordenador de atividades do projeto, Felipe Ferreira.
Para o deputado, esse tipo de projeto é fundamental para que a comunidade consiga ter atividades e benefícios por meio do terceiro setor. “O trabalho que eles fazem é muito importante e tira as crianças da rua e leva para o esporte. É um projeto que merece mais investimentos”, acredita Paulo Alexandre. A iniciativa privada, por meio da Santos Brasil e MRs Logística apoiam o Instituto que também tem um eixo ambiental e recolhe resíduos que seriam descartados irregularmente nos mangues.
A Associação dos Idosos, Pensionistas e Aposentados de Vicente de Carvalho (ASIPAVIC) recebeu mais uma visita de Paulo Alexandre. A coordenadora da associação Selma Maria Antunes de Souza, que acompanhou a visita, fala sobre como o atendimento gratuito funciona. A Asipavic existe há 30 anos.
“Nosso objetivo é dar qualidade de vida ao idoso. Atendemos 480 pessoas ao mês na fisioterapia e cerca de 430 nos outros projetos que envolvem ioga, artesanato, pilates, danças, ginástica, alongamento e hidroginástica. Muitas pessoas chegam aqui com depressão, principalmente pós-covid”, conta a coordenadora. Para quem precisa, a Asipavic oferece aluguel de cama hospitalar, cadeiras de rodas, muletas ortopédicas, entre outros.
“A eleição passou e eu tô aqui, porque a gente quer ajudar a melhorar, quer fazer esse trabalho crescer. Pode contar com o nosso trabalho para esse projeto cresça cada vez mais. Eu vim aqui, olhar vocês nos olhos para reforçar esse nosso compromisso”, disse Paulo Alexandre durante a visita ao Asipavic .