Pular para o conteúdo principal
Notícia • 12/06/2023

Reforço no policiamento da Baixada é anunciado após reunião entre Paulo Alexandre e secretário de segurança

Subtitulo
A segurança nas ferrovias que ligam os produtores do agronegócio ao Porto de Santos também foi tema de destaque na reunião realizada na capital paulista.

O deputado federal Paulo Alexandre Barbosa anunciou o reforço no policiamento da Baixada Santista após reunião com o secretário estadual de segurança Guilherme Derrite nesta segunda-feira (12). Os crimes ferroviários nos transportes para o Porto de Santos também foram destaque no encontro que aconteceu na sede da Secretaria de Segurança Pública (SSP), na capital paulista. 

 

"Pedimos reforço de policiamento, aumento de efetivo e o secretário afirmou que existem cerca de 900 policiais em formação e a Baixada Santista será priorizada nessa destinação de policiais que acontece no fim do ano. E também vamos fortalecer o trabalho com as prefeituras com câmeras de monitoramento e outras ações ligadas à segurança com ajuda do Governo Federal", afirmou o parlamentar que representa o litoral na Câmara dos Deputados.

 

A segurança das ferrovias que fazem o transporte de cargas dos produtores brasileiros do agronegócio até o Porto de Santos foi o tema principal do encontro que contou com diversas autoridades ligadas ao tema.

 

"Nos iniciamos a gestão com muitos ataques aos vagões que transportam carga para o Porto de Santos, 70% da soja produzida no Brasil e 30% dos grãos do agronegócio, e reduzimos esse problema. Mas estamos analisamos estratégias perenes, que sejam rotina na segurança, para que o agronegócio não seja prejudicado", explicou o secretário Guilherme Derrite.

 

No início do ano 450 policiais haviam sido realocados para a Baixada Santista devido os ataques que ocorreram em retaliação à troca da equipe de segurança da concessionária de ferrovia  A concessionária aceitou custear a Diária Especial por Jornada Extraordinária de Trabalho Policial Militar (DEJEM) em valor atrativo para os policiais em horário fora do expediente, ação aprovada pelos órgãos reguladores. 

 

A SSP solicitou que a concessionária construa túneis de concreto em locais com maior incidência de ataques, a exemplo da Vila dos Pescadores, em Cubatão, como forma de proteger as composições ferroviárias em modelo inspirado no Rodoanel. 

Durante a reunião, o secretário garantiu ainda que vai realizar concursos para reforço do efetivo policial e que as prioridades serão a região central e o litoral do estado.

 

Participaram do encontro reunião o Economista-chefe da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE), Daniel Amaral; o Diretor Geral da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (ANEC), Sérgio Mendes; a Secretária Executiva da Associação de Exportadores de Açúcar e Álcool (AEXA), Angela Quintanilha; o Gerente Executivo da Política Industrial da Indústria Brasileira de Árvores (IBÁ), Carlos Mariotti e o Diretor Executivo da Associação Nacional para Difusão de Adubos (ANDA), Ricardo Tortorella.