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Notícia • 06/08/2024

Túnel Santos Guarujá e Novo Terminal de Passageiros em pauta: Deputado Federal Paulo Alexandre Barbosa debate temas em reunião na Autoridade Portuária de Santos

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Representante da Baixada Santista e Vale do Ribeira, o Deputado Federal Paulo Alexandre
Barbosa continua a acompanhar de perto as etapas dos projetos de grande importância
para a Região

O Deputado Federal Paulo Alexandre Barbosa segue acompanhando de perto o desenvolvimento de dois projetos de grande importância para a Baixada Santista: a transferência do Terminal Marítimo de Passageiros para a região do Valongo, no Centro Histórico de Santos, e a implementação do Túnel Santos-Guarujá. Para tratar sobre os dois temas, o parlamentar esteve em reunião com o presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini.


"Discutimos questões cruciais da área portuária da Baixada Santista. O novo terminal do Concais, uma iniciativa que irá gerar milhares de empregos para a região, incentivar o turismo e proporcionar integração com o Aeroporto de Guarujá, está atualmente em processo na Autoridade Portuária para dar o parecer sobre as contribuições realizadas na Audiência Pública, antes de ser encaminhado à ANTAQ (Agência Nacional de Transportes Aquaviários). Também discutimos a questão do túnel imerso que ligará as duas margens do Porto de Santos, que está sendo desenvolvido pela APS, em parceria com o Governo do Estado, e em uma fase importante de licenciamento para que o projeto possa avançar e seguir para a publicação do edital no ano que vem", apontou Paulo Alexandre.


Reconhecido por seu compromisso com o desenvolvimento da Baixada Santista e Vale do Ribeira, o parlamentar segue acompanhando de perto todas as fases dessas iniciativas de notável relevância para o desenvolvimento e a criação de emprego e renda na Região. “Vamos acompanhar cada etapa por serem dois projetos de alta prioridade do nosso mandato como Deputado Federal e para a Baixada”, ressaltou Paulo.


Durante a reunião, Pomini ressaltou o progresso significativo dos projetos. "No final de agosto, encaminharemos todo o processo e plano de investimento que trata da transferência do terminal de passageiros para o Valongo. O material passará pela ANTAQ, que fará a análise e nos retornará para podermos assinar o contrato e, assim, darmos início às obras. Quanto ao Túnel Santos-Guarujá, o projeto está caminhando muito bem. A linha do tempo está sendo respeitada. Esperamos obter a licença ambiental, devido à boa parceria com o Governo Estadual, em novembro e publicar o edital no primeiro semestre do próximo ano, com o início das obras previsto para o segundo semestre de 2025.", revelou o presidente da Autoridade Portuária.


Terminal Marítimo de Passageiros


O novo terminal, com 85 mil metros quadrados, será significativamente maior que o atual Terminal Marítimo de Passageiros Giusfredo Santini, localizado em Outeirinhos. O investimento total para a mudança é de R$ 1,410 bilhão, dividido entre o Concais e a APS. “Estabelecemos uma cronologia de ações visando a transferência do terminal, um projeto prioritário no nosso mandato. Passamos pelas etapas de aprovação de investimento do Ministério, pelo EVTEA - Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental, para viabilizarmos o projeto. Também realizamos uma audiência pública em junho, na Autoridade Portuária, para discutir a implantação do novo complexo de embarque de cruzeiros marítimos no Valongo”, explicou Paulo Alexandre.


A proposta inclui a construção de um edifício-garagem, passarela de interligação, terminal de passageiros e passarela de embarque, além de melhorias no cais e dragagem pela APS.


Esta mudança, alinhada com o Plano de Desenvolvimento e Zoneamento do Porto de Santos, visa integrar o porto com a cidade e aumentar a eficiência nas operações de passageiros.


O novo terminal terá capacidade para operar até três navios com 6 mil passageiros simultaneamente, equipado com diversas instalações e sistemas de segurança avançados.


Esta expansão promete eliminar conflitos entre operações de carga e passageiros, melhorando a experiência dos turistas.


Desenvolvimento Regional


A implementação do Novo Terminal Concais, assim como a inauguração do Parque Valongo, complementam o processo de revitalização do Centro Histórico de Santos, promovendo o turismo e dinamizando a economia local. Com a previsão de início da operação do novo terminal e o impulso trazido pelo aeroporto de Guarujá, a região se prepara para um crescimento significativo no setor de turismo.


A instalação do novo terminal de passageiros é um passo importante para modernizar e otimizar as operações portuárias, aumentando a competitividade do Porto de Santos. A expectativa é que o novo complexo turístico atraia mais cruzeiros e turistas, potencializando as atividades comerciais e gerando um impacto econômico substancial para a Baixada Santista. Além de contribuir para a modernização e otimização das operações portuárias, aumentando a eficiência e competitividade do Porto de Santos.


O Terminal Marítimo de Passageiros em Santos é responsável por 60% dos embarques e desembarques de cruzeiristas no Brasil. Somente na última temporada, recebeu mais de um milhão de viajantes.


Se a temporada de cruzeiros perdurar durante todo o ano, mantendo a média de R$ 1 mil injetados por cruzeiristas - dado apontado por pesquisa encomendada pela Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur) -, o impacto econômico para a Baixada Santista seria de aproximadamente R$ 4 bilhões.


Com sua visão estratégica, o Deputado Federal Paulo Alexandre Barbosa continua a desempenhar um papel fundamental no desenvolvimento da Região, com ações como a implementação de projetos como o Parque Valongo e o novo Terminal de Passageiros de Cruzeiros Concais, que prometem transformar a cidade em um polo turístico de destaque.


“A harmonia entre os diferentes níveis de Governos e a capacidade de liderança para transformar divergências em convergências são essenciais para alcançar resultados importantes como este, que beneficiam diretamente a população”, concluiu Barbosa.

 

Túnel Santos-Guarujá


Parceria entre Governo de São Paulo e o Ministério de Portos e Aeroportos, a ligação seca conectará as duas Cidades por meio de um túnel imerso de 870 metros de extensão e 21 metros de profundidade. Este será o primeiro túnel desse tipo na América Latina, substituindo a atual travessia por balsa ou um percurso de 40 km por rodovia.


A estrutura do túnel será composta por seis módulos de concreto pré-moldados, que serão construídos em uma doca seca, testados para vedação e impermeabilidade e, em seguida, transportados por flutuação até o local de instalação no fundo do leito oceânico. O túnel contará com áreas dedicadas para ciclistas e pedestres, além de três faixas por sentido, sendo uma delas adaptável ao VLT (Veículo Leve sobre Trilhos).


Qualificado no Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP) e integrado ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o projeto prevê um investimento total de R$ 5,96 bilhões, com 86% provenientes de aportes públicos e o restante da iniciativa privada.


“A construção do túnel é uma demanda centenária da população da Baixada Santista, que promete reduzir o tempo de deslocamento e melhorar a integração dos sistemas de transporte público da região. Além disso, a obra deve melhorar a qualidade de vida da população dos dois municípios, que atualmente realiza a travessia através do sistema de balsas, e impulsionar o turismo. Espera-se também que o túnel aumente a produtividade do Porto de Santos, responsável por quase 30% da balança comercial do Brasil”, afirmou Paulo Alexandre.


Estudos indicam que a nova ligação proporcionará uma significativa redução nas emissões de dióxido de carbono, ao permitir acesso direto para veículos de carga entre as margens do Porto, reduzindo deslocamentos urbanos e rodoviários.