Equipamento mais moderno do mundo reforçará combate ao câncer em Santos
região e outras cidades de SP

A Santa Casa de Santos iniciou a aquisição de um novo acelerador linear, equipamento de alta precisão utilizado em tratamentos de radioterapia. O aparelho é considerado o mais moderno do mundo em sua categoria e foi viabilizado por meio de uma emenda individual de R$ 10,5 milhões do deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP).
"Muito feliz de ver essa verba sendo bem aplicada, concretizando um avanço que vai salvar milhares de vidas. É para isso que a gente trabalha: transformar política pública em esperança e qualidade de vida para as pessoas”, afirmou Paulo Alexandre.
O provedor da Santa Casa, Ariovaldo Feliciano, comemorou o novo equipamento: “O acelerador linear da Santa Casa de Santos ainda é o mais moderno do mercado brasileiro. Esse, para o qual o deputado destinou a verba parlamentar, é o mais moderno do mundo. Nós ainda não temos um aparelho como esse no Brasil, o primeiro será inaugurado aqui, no nosso hospital. Teremos capacidade para atender toda a população carente da Baixada Santista e Vale do Ribeira, que hoje dependem do SUS, sem a necessidade de terem que se deslocar até a Capital para realizar esse tipo de tratamento”.
Para abrigar o novo acelerador, a prefeitura de Santos construirá uma nova casamata, estrutura blindada exigida por normas técnicas. A obra, orçada em R$ 5 milhões, será viabilizada em parceria com a iniciativa privada e deve ser concluída até o início de 2026.
O atual Complexo de Radioterapia da Santa Casa, inaugurado em novembro de 2021, já conta com uma casamata e mais de 1.500m² dedicados ao atendimento oncológico. A chegada do novo aparelho representa uma expansão significativa da estrutura.
O investimento se soma aos esforços da região para se adequar às recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), que prevê um aparelho de radioterapia para cada 600 mil habitantes. A Baixada Santista e o Vale do Ribeira caminham para alcançar essa meta com o reforço anunciado.
“O tempo é precioso para quem luta contra o câncer. Por isso, trabalhamos para reduzir a fila de espera e garantir tratamento rápido, digno e de qualidade. Cada vaga aberta para esse tratamento representa uma vida que pode ser salva”, finalizou o deputado.
Segundo dados da Unifesp, em mais de 700 municípios brasileiros, o câncer já é a principal causa de morte. No Brasil, a doença só perde para problemas cardiovasculares em número de óbitos.