Pular para o conteúdo principal
Tá na Midia • 06/12/2025

Ministro destaca “voz ativa” de deputado para viabilizar projetos na Baixada Santista

Subtitulo
A Frente Parlamentar da Cannabis Medicinal e do Cânhamo Industrial da Alesp anuncia na terça-feira (9), às 10h, quais os oito projetos que serão contemplados com emendas parlamentares

Ao anunciar o investimento de mais R$ 4 milhões para que o Aeroporto de Guarujá comece a operar em 2026, o ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho (Republicanos), destacou a atuação do deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB). “É uma voz ativa em defesa da Baixada Santista e do estado, não só tratando dos temas estratégicos, como o túnel Santos-Guarujá, como as obras de infraestrutura do Porto de Santos”, afirmou.

Papel pousando

Barbosa celebrou a repasse dos recursos federais e demonstrou otimismo. “Estamos resolvendo as pendências burocráticas que ainda travavam o projeto e avançamos. Ajustamos pontos decisivos para que o aeroporto esteja operando plenamente em 2026. Chega de papel voando!”, disse.

Cannabis medicinal

A Frente Parlamentar da Cannabis Medicinal e do Cânhamo Industrial da Alesp anuncia na terça-feira (9), às 10h, quais os oito projetos que serão contemplados com emendas parlamentares. No total, serão R$ 1,25 milhões para viabilizar pesquisas no segmento.

Incentivo à pesquisa

Trata-se de uma iniciativa dos deputados estaduais Caio França (PSB) e Eduardo Suplicy (PT). Ao todo, 48 projetos pleitearam os recursos: 19 vieram de entidades do terceiro setor, 16 de universidades públicas (USP, Unicamp, Unesp, Unifesp e UFSCar), 10 de prefeituras e três de órgãos do governo estadual (InCor, IPT e IAC).

Bom Prato

A comunidade do México 70, em São Vicente, vai ganhar uma unidade do Bom Prato, com capacidade para servir 300 cafés da manhã e 600 almoços. O equipamento será instalado após muita persistência da deputada estadual Solange Freitas (União), que vem reivindicando desde que o restaurante popular que havia no centro da cidade foi “descontinuado”.

Vale do Ribeira

Solange também anunciou a instalação de uma cozinha central do Bom Prato em Registro, que vai fornecer refeições para outros seis municípios do Vale do Ribeira (Miracatu, Cajati, Jacupiranga, Juquiá, Pariquera-Açu e Sete Barras).

Feirarte

O vereador Zequinha Teixeira (PP) apresentou voto de congratulações pelos 55 anos da Feirarte, que começou suas atividades se chamando “Feirinha Hippie”. “Ela evoluiu sem perder sua essência. Manteve a alma livre, colorida e plural de sua origem, ao mesmo tempo em que se modernizou, organizou-se e ampliou sua relevância social”, afirma o parlamentar, que é chamado pelos mais chegados de “presidente do bairro Aparecida”.

Salas sensoriais

O prefeito de Cubatão, César Nascimento (PSD), deve sancionar esta semana o projeto aprovado pela Câmara que prevê a criação de salas de recursos multissensoriais na rede pública de educação para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras deficiências que tenham necessidades específicas.

Dignidade

Autor do projeto, o vereador Washington Souza, o Carioca (PSDB), explica que a medida busca assegurar acessibilidade, proteção e inclusão dos estudantes atípicos do município. “Representa dignidade”, resume.