Pular para o conteúdo principal
Tá na Midia • 25/10/2025

Nova fase do Parque Valongo deve ser entregue até junho de 2026

Subtitulo
Deputado Paulo Alexandre Barbosa visitou as obras e anunciou expansão de 50% na área de lazer; Casa de Pedra será revitalizada

O Parque Valongo, em Santos, terá o espaço da área de lazer aumentada em 50%, com mais estrutura para shows, eventos e atividades culturais. A garantia veio do deputado federal Paulo Alexandre Barbosa, durante visita às obras da Fase 3 do parque, na sexta-feira (24).

Segundo o parlamentar, a previsão é que essa nova etapa seja entregue até junho de 2026. "Vamos cobrar para que possa acontecer e que a gente possa usar esse parque, que é um patrimônio da cidade e da Baixada Santista", afirmou Barbosa.

Estrutura moderna e mais atividades

Com a conclusão da Fase 3, o Parque Valongo promete dobrar sua capacidade. "A gente tem toda a estrutura metálica que está sendo feita, cobertura que será feita, pele de vidro, tudo em produção", detalhou o deputado. O objetivo é receber mais pessoas e oferecer uma estrutura ainda melhor.

A histórica Casa de Pedra também será revitalizada. A ideia é criar "um espaço muito interessante para atrair cada vez mais pessoas para o centro, recuperar o Valongo e trazer também os turistas", explicou Paulo Alexandre.

Outra novidade destacada pelo deputado é a proximidade com o futuro terminal marítimo de passageiros.

"A cereja do bolo será o nosso futuro terminal de passageiros, que vai ficar aqui coladinho no Parque Valongo", disse. Isso significa que turistas desembarcarão com vista privilegiada para a nova área de entretenimento.

A terceira fase do Parque Valongo representa investimento de aproximadamente R$ 17 milhões, com recursos oriundos um Termo de Responsabilidade de Implantação de Medidas Mitigadoras e/ou Compensatórias (Trimmc). O acordo foi firmado entre o município e a Brasil Terminal Portuários (BTP), com intermédio da Autoridade Portuária de Santos (APS).

O Trimmc, uma inovação criada por Barbosa, em Santos, exige contrapartidas de grandes empresas que realizam obras na cidade. Ele se tornou referência em gestão pública no Brasil.