Pular para o conteúdo principal
Tá na Midia • 26/11/2025

Novo aeroporto de Guarujá ficará pronto no início de 2026 e poderá começar a operar voos até o fim do próximo ano

Subtitulo
É o que projeta o Ministério de Portos e Aeroportos. Para o prefeito de Guarujá, Farid Madi, o novo aeroporto terá impacto no turismo e nos negócios da Baixada Santista e do litoral de São Paulo

O Aeroporto Civil Metropolitano de Guarujá segue contando os meses para, enfim, decolar no litoral de São Paulo. De acordo com a Prefeitura, neste momento, acontece a construção do Terminal de Passageiros, que está na fase de execução da fundação com esteiras, pilares e vigas. A obra está prevista para terminar no primeiro trimestre de 2026. Com as outorgas do aeroporto, no terceiro trimestre de 2026.

De acordo com a Administração Municipal, a próxima fase será a montagem dos contêineres, cobertura e demais estruturas que formarão o futuro terminal. "A obra está andando, não está no ritmo que a gente gostaria, mas estamos cobrando", afirma o prefeito Farid Madi (Pode). O terminal ocupará uma área de 302 m² e terá capacidade operacional de receber até 24 passageiros simultaneamente.

Em nota, o Ministério de Portos e Aeroportos afirma que "a expectativa é de que o aeroporto esteja apto a operar voos comerciais no próximo ano, com aeronaves do tipo 2C - ATR 42 e 72". "Vai ser um equipamento importante para o turismo, para os negócios, ainda mais agora com a construção do túnel imerso Santos-Guarujá e a ampliação do porto", pondera Farid Madi.

Entre os benefícios estão a contratação de mão de obra local para trabalhar no aeroporto, além da possibilidade de empresas utilizarem a estrutura como base para operações de taxiamento aéreo, com helicópteros, aviões de pequeno porte e a locação de hangares. Esses serviços poderão estar disponíveis após homologação do aeroporto pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Encontro em Brasília

Farid Madi revelou que deve ir a Brasília na próxima terça-feira, 2 de dezembro, junto com o deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), para uma conversa com representantes do Ministério de Portos e Aeroportos.

"Estamos trabalhando na conclusão da última fase da implantação do aeroporto, que é o estudo técnico para viabilidade. Estou bem otimista, espero que 2026 seja o ano da entrega definitiva desse aeroporto. Ele não é só de Guarujá, apesar de ser aqui. Vai ser regional, algo bom para toda a região", conclui.

Etapas

Em abril deste ano, foram entregues as obras da primeira fase do aeroporto. O destaque do conjunto de benfeitorias foi a pista de pousos e decolagens, que tem 1.390 metros de comprimento por 45 metros de largura, maior que a do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro.

O projeto foi elaborado pela Prefeitura de Guarujá, custeado com verbas destinadas pelo Governo Federal, com investimentos de R$ 24,1 milhões.