Pular para o conteúdo principal
Tá na Midia • 04/12/2025

Novo aeroporto de Guarujá terá voos comerciais no fim do segundo semestre de 2026, defende deputado federal

Subtitulo
Paulo Alexandre Barbosa afirma ter garantido R$ 4 milhões adicionais para investimentos posteriores ao fim da obra e diz que o prazo é "previsão realista"

Em uma "previsão realista", o Aeroporto Civil Metropolitano, em Guarujá, no litoral de São Paulo, começará a receber voos comerciais daqui a um ano. É no que crê o deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB). Ele se reuniu nesta quarta-feira (3), em Brasília, com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho. Relatou ter conseguido a garantia do repasse de R$ 4 milhões para investimentos posteriores ao fim das obras do aeródromo. A previsão de pousos e decolagens em dezembro de 2026, no entanto, é "minha opinião", como diz Barbosa, que "sempre falei em um prazo bem razoável" para o início das operações - Prefeitura de Guarujá e ministério já declararam que o início seria no próximo semestre. O tucano pondera que a construção do terminal de passageiros, em andamento, é a última etapa de obras.

Porém, faltam itens que serão custeados com a verba assegurada nesta quarta: a elaboração do Plano Básico de Zona de Proteção de Aeródromo (PBZPA), que indicará obstáculos no entorno do aeroporto; o Plano Diretor Aeroportuário, que baseará o planejamento, a instalação e o desenvolvimento da infraestrutura do aeródromo, e o Papi, sigla em inglês que denomina o sistema de iluminação para orientar pilotos sobre a altitude na qual viajam ao se aproximarem do aeroporto. "Com intervenções e planejamento, (dezembro) é uma previsão realista."

Agilizar plano

A pedido do prefeito de Guarujá, Farid Madi (Pode), a secretária de Desenvolvimento Econômico e Portuário, Thaís Margarido, participou da reunião com o ministro. E tomou uma providência: após a garantia da verba, foi à Infraero, com a qual o Município mantém contrato de assessoramento e gestão, e pediu à empresa que inclua a elaboração do Plano Diretor no acordo. Deverá ficar pronto em seis a oito meses.

Sem data

Ainda sobre o aeroporto, não há data para que a subcomissão criada para acompanhar as obras e a homologação (autorização de funcionamento) do Aeroporto de Guarujá comece a se reunir. A Comissão de Viação e Transportes da Câmara Federal a aprovou em outubro.

Subcomissão

O grupo foi proposto pela primeira vice-presidente da comissão, deputada federal Rosana Valle (PL). Ela se baseou na declaração de um militar da Aeronáutica, segundo a qual obras do futuro túnel imerso Santos-Guarujá poderiam restringir as operações do aeroporto.

Tolerância zero

O vereador Adriano Catapreta (PSD) apresentou projeto para que estabelecimentos de Santos que vendem bebidas adulteradas tenham alvará cassado imediatamente, sejam lacrados e multados. Isso resultaria do que chama de Tolerância Zero de Fiscalização Integrada de Bebidas Alcoólicas.

Sobre a ditadura

Será apresentado às 19 horas desta quinta-feira (4), na Câmara de Santos, o Comitê Popular de Santos por Memória, Verdade e Justiça. A eleição de seus membros ocorrerá nesta sexta-feira (5), às 19 horas, pela internet, em link a informar.

Antecipação

A Prefeitura de Mongaguá antecipará a parcela final do 13º salário e o adiantamento salarial para dia 12 e creditará o restante do salário mensal no dia 23, não no dia 30.

Roupa nova

O Partido da Mulher Brasileira (PMB) mudou de nome: Democrata. Assim foi autorizado, na terça, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Na última eleição, na Baixada, lançou candidatos a vereador em Itanhaém e Peruíbe. E desistiu das duas eleições à Prefeitura de Mongaguá a original e a suplementar.