Pular para o conteúdo principal
Tá na Midia • 31/10/2025

Para deputado, decreto federal que muda educação especial é retrocesso

Subtitulo
"Seguirei em forte defesa das APAEs e outras instituições que estão, de fato, preparadas para atender não apenas estes cidadãos, mas também suas famílias", afirmou o deputado

O deputado federal Paulo Alexandre Barbosa se manifestou contrário ao Decreto 12.686, do governo federal, que estabelece a Política Nacional de Educação Especial Inclusiva e a Rede Nacional de Educação Especial Inclusiva (PNEEI). Para ele, trata-se de um retrocesso.

APAEs

“O decreto enfraquece instituições sérias que já conhecemos e apoiamos. Seguirei em forte defesa das APAEs e outras instituições que estão, de fato, preparadas para atender não apenas estes cidadãos, mas também suas famílias”, argumenta.

Passe livre

Seguindo o exemplo do prefeito santista, Rogério Santos, o chefe do Executivo de São Vicente, Kayo Amado (Podemos), anunciou que quem for fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terá passe livre nos ônibus municipais, nos dias das provas (9 e 16 de novembro), das 9h às 13h e das 18h às 22h.

Operação Verão

O prefeito de Itanhaém, Tiago Cervantes (Republicanos), se reuniu ontem com o comando da PM na cidade para acertar os detalhes da Operação Verão. Nesta temporada, o município terá um aumento de 20% no efetivo de PMs (serão 219). Também estarão em ação drones e câmeras interligadas ao Sistema Muralha Paulista, que permite o reconhecimento facial que identifica foragidos da Justiça.

Sem pegadinha

Acabar com as 'pegadinhas' que muitos postos de combustível costumam fazer é o objetivo do projeto apresentado na Câmara de Praia Grande pelo vereador Marcelo Cruz (PL). Ele argumenta que muitos estabelecimentos destacam em cartazes os valores relacionados a aplicativos ou programas de fidelidade, quando o preço na bomba é maior. Ele quer que o custo seja exibido com destaque.