Paulo Alexandre: 'Meu foco agora é trabalhar em Brasília pela minha região'

O agora deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP) possui um currículo político extenso. Começou como deputado estadual, tendo sido reeleito; foi secretário de governo do estado de São Paulo por três vezes nas gestões do PSDB; foi eleito e reeleito prefeito da cidade de Santos entre os anos de 2013 a 2020. E Santos não se esquece dele: em recentes pesquisas de intenção de voto nas eleições municipais de 2024 aparece na frente de outros nomes que têm atuação de destaque na região.
Quase 40% da população local afirmou que se Paulo Alexandre se candidatar, votará nele, enquanto menos de 30% dizem que pretendem votar no segundo colocado nas pesquisas. Mas o deputado lembrou: "não é o meu foco agora. Meu trabalho agora tem sido o de buscar junto ao governo federal, e apresentar projetos que possam alcançar o governo estadual, para trazer recursos para a minha região, Santos, Baixada Santista, Vale do Ribeira".
Paulo Alexandre lembra que possui um relacionamento muito positivo, tanto em nível estadual, com Tarcísio de Freitas (Republicanos), quanto em nível federal, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e seus ministros. Chegou à Câmara em intensa atividade. Preside e é titular na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) e atua em mais duas comissões, a de Viação e Transportes (CVT) e a de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CPD). Também é suplente na Comissão de Finanças e Tributação (CFT). O objetivo do deputado é realizar um mandato qualificado, capaz de mitigar os vários impactos que o estado de São Paulo sofre, em especial a região da Baixada, em função de decisões tomadas pela Câmara dos Deputados.
É autor, ou coautor em mais de uma centena de projetos que estão em apreciação nas Comissões da Casa, entre eles, o Projeto de Lei (PL) 4.286, de 2023, que denomina o "Aeroporto Metropolitano de Guarujá", localizado na Base Aérea de Santos, em Guarujá-SP, como 'Aeroporto Metropolitano de Guarujá Eduardo Sanovicz'. "Eduardo foi presidente da Embratur, e como santista, contribuiu sobremaneira pela aprovação do projeto do aeroporto, referência da aviação comercial e do Turismo. Nos deixou neste ano, uma justa homenagem para alguém que inclusive é reconhecido por Lula como referência de desenvolvimento do Brasil", diz.
Em conjunto com outras autoridades, nacionais e locais, lançou, em 18 de agosto último, a Frente Parlamentar da Ligação Seca Santos-Guarujá, uma pauta de enorme atenção para ele. Paulo sabe o quanto a região precisa dessa Ligação. E por isso atuou intensamente junto com o poder Executivo, na pessoa de Márcio França, ex-ministro de Portos e Aeroportos a quem o deputado fez questão de enaltecer pelo trabalho, para que a obra entrasse no planejamento do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do governo federal. Com isso, por meio de parcerias público-privadas, o túnel vai sair.
"O Brasil é o único país que não possui um túnel submerso. Mesmo com todas as experiências internacionais de sucesso, é um atraso, e a atuação do Márcio e de sua equipe foram fundamentais para que chegássemos ao estágio em que chegamos hoje! Quem quer que esteja à frente do ministério, que siga atuando como ele atuou", contou o deputado. A este comentário, acrescentou, "ele é meu colega aqui de Câmara, temos uma excelente relação (com o Sílvio Costa Filho/Republicanos-PE) já nomeado ministro da Pasta), acredito que ele fará uma excelente gestão", concluiu Paulo.
Falou com orgulho sobre o legado deixado como prefeito de Santos, entre eles o mais significativo, o Parque Valongo, em que houve investimento da ordem de R$ 80 milhões depois de décadas de abandono. E se ressente dos erros que levaram ao atraso nas obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), ainda com expectativas de que, passadas as obras, os comerciantes hoje afetados sentirão os benefícios, "quem hoje tem seus negócios prejudicados por conta dos atrasos nas obras. Entretanto, me orgulho de termos sido a primeira cidade onde o projeto do VLT foi implantado, esta já é uma segunda etapa, e o benefício, depois de pronto, é permanente", falou o deputado, informando que o transporte é de excelente nível e qualidade.
"Os Armazéns do Valongo, era um sonho da cidade que esses armazéns fossem transferidos para a Prefeitura, para que a Prefeitura assumisse a responsabilidade de executar a revitalização daqueles armazéns no centro da cidade, e hoje esse projeto é um dos maiores projetos de revitalização portuária do Brasil, senão do mundo. Já existem exemplos bem sucedidos de revitalização de áreas portuárias degradadas. Em Santos, as obras já começaram agora em setembro", pontuou Paulo Alexandre. Mais uma intervenção do ministro Márcio França.
Leia mais em: https://www.diariodolitoral.com.br/nacional/brasil/paulo-alexandre-meu-foco-agora-e-trabalhar-em-brasilia-pela-minha/173536/