Pular para o conteúdo principal
Tá na Midia • 19/08/2016

Paulo Alexandre quer melhorias na Saúde e Educação; Conclusão de obras será prioridade

SANTOS – A Santa Cecília TV e o Santaportal encerram nesta semana a primeira fase da sua cobertura especial para as eleições 2016. Durante duas semanas, o Caderno Regional e o #Santaportal conversaram com todos os candidatos a prefeito de Santos. Ontem (18), o Caderno Regional recebeu o atual chefe do executivo santista e candidato à reeleição, Paulo Alexandre Barbosa, do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). O vice-prefeito na chapa é o vereador Sandoval Soares, do mesmo partido. O #Santaportal também conversou com o candidato sobre temas importantes para o futuro da maior cidade da região da Baixada Santista, em entrevista que segue abaixo.

 

Responsável pelos destinos da cidade nos últimos quatro anos, Paulo Alexandre destaca que, caso eleito, um novo mandato seria baseado na consolidação do trabalho. “Seria a conclusão das ações que começamos, como a estruturação da saúde, com o Hospital dos estivadores funcionando, sendo gerenciado pelo Oswaldo Cruz, com bastante qualidade. A construção de novas unidades básicas de saúde. Já temos duas em andamento: uma no Piratininga e outra na Areia Branca. Queremos levar esse padrão de conforto e qualidade para toda a cidade. Esse é o objetivo na saúde. Também queremos avançar na qualidade da educação. Como? Com a valorização do professor, a qualificação dos educadores, bem como a aproximação da família da escola. A ampliação da jornada dos alunos na escola também é um grande desafio”, disse.

 

Indagado sobre os desafios do futuro prefeito a partir de janeiro de 2017, o candidato à reeleição assegurou que está preparado para mais um mandato. “Quem enfrentou esses últimos quatro anos, com a maior crise econômica dos últimos 80 anos no país, está preparado para enfrentar qualquer desafio nos próximos quatro. Nós temos o desafio de consolidar a reestruturação do sistema de saúde do município. Construímos dez novas policlínicas, em todos os bairros e áreas da cidade. Entregamos a UPA Central, que atende mais de 700 pessoas diariamente. A UPA da Zona Leste, a da Zona Noroeste, que iniciamos e queremos também entregar para a população, levando esse padrão de qualidade da UPA Central para esses outros dois equipamentos”, comentou.

 

Já sobre o Hospital dos Estivadores, que ainda não sabe se contará com o apoio do governo federal para o seu custeio, Paulo Alexandre Barbosa espera regularizar o funcionamento do equipamento em breve. “O Hospital dos Estivadores, que nós concluímos as obras, está pronto. Agora estamos na fase de implantação, com a contratação do Hospital Oswaldo Cruz, que é um dos melhores do país, para fazer o gerenciamento do Hospital dos Estivadores. Estamos trazendo o que há de melhor na saúde particular, para a saúde pública. Estamos trazendo a excelência e qualidade da saúde particular para a saúde pública. É neste momento de crise no país, aquele em que as pessoas mais precisam do poder público”, destacou.

 

O candidato do PSDB cita ainda que outros programas de seu governo na área da saúde devem ser mantidos. “Os programas que humanizaram a saúde do município, como o ‘Mãe Santista’, por exemplo, que contribuiu para reduzir a mortalidade infantil na cidade, vão continuar. O nosso objetivo é seguir em frente com esses programas”, afirmou.

 

Paulo Alexandre também explicou como pretende melhorar a educação. “Na educação tivemos a valorização do professor, com programas de qualificação, como o ‘Mestre e Aluno’, mestrado e doutorado para os professores. Vamos fazer a ampliação do nosso programa de tempo integral, para que as crianças fiquem cada vez mais tempo na escola e tenham a sua formação ampliada e melhorada. Também queremos trazer a família para mais perto da escola”, ressaltou.

 

Na visão do candidato ao segundo mandato comandando a Prefeitura de Santos, a educação pode ter papel fundamental em outra área: a geração de empregos. A atuação no setor da economia da cidade também preocupa o atual chefe do executivo. “A questão na educação, é fazermos um trabalho da educação para o emprego, para que as pessoas possam ter qualificação profissional, se inserindo no mercado de trabalho. Esse também é o nosso objetivo. Estimular a geração de emprego, com a atração de novos investimentos para a cidade, estimulando os empreendedores e fortalecendo a economia criativa, para que a gente possa gerar empregos e oportunidades para as pessoas”, ponderou.

 

O transporte público e a mobilidade urbana também estão entre as prioridades do tucano, caso seja reeleito. “Quando eu assumi a prefeitura não tinha um tijolo colocado nas obras do VLT. Hoje temos três estações prontas, concluídas, além de mais três que serão entregues até o fim do ano. Já começamos também as obras na entrada da cidade e vamos mudar esse panorama atual. Vamos mudar toda a acessibilidade para a nossa cidade, o que vai ser muito importante. Temos programas para eliminar as enchentes na Zona Noroeste, o ‘Santos Novos Tempos’. A dragagem do Rio São Jorge foi feita, a micro drenagem e pavimentação em vias da Vila São Jorge, Rádio Clube e Bom Retiro, também. Nós precisamos seguir em frente para que esses problemas, que são desafios de 50 anos, possam, de fato, sejam equacionados. Cumprimos etapas importantes, mas há outros pontos que ainda precisam ser cumpridos”, citou.

 

Por fim, Paulo Alexandre Barbosa falou ao eleitor sobre as razões para que ele tenha se colocado na disputa pela reeleição. “O que nós nos propusemos colocando a nossa candidatura é justamente seguir em frente com essas demandas, com as ações. Nós temos aí vários reconhecimentos. No nosso governo, Santos foi escolhida por duas vezes como a melhor cidade do Brasil para se viver. Ganhamos prêmios de qualidade de vida na maioria dos rankings, avançamos em todos os rankings de desenvolvimento econômico, que refletem em geração de emprego e crescimento da economia. Isso em um momento de crise. Fomos premiados pela transparência. O Ministério Público Federal deu nota 10 para Santos, na questão da transparência, que é um elemento fundamental de gestão". 

 

"A eficiência da Prefeitura de Santos foi reconhecida pelo Tribunal de Contas, que é o nosso órgão fiscalizador. São conquistas que apontam que Santos está no caminho certo. Mas, também, nós temos a clareza de que ainda existem muitos desafios. Ainda tem muita coisa pela frente. Vamos avançar nas grandes obras no sentido que a população possa usufruir dos benefícios que elas vão gerar. Por isso, eu quero ser prefeito por mais quatro anos: para avançar cada vez mais e para concluirmos aquilo que nós começamos nesses primeiros quatro anos, garantindo a continuidade desse trabalho”, encerrou.

 

Desde o dia 8, a Santa Cecília TV e o #Santaportal ouviram todos os candidatos à Prefeitura de Santos. Você pode conferir todas as entrevistas no hotsite especial do Santaportal para as eleições 2016 clicando aqui . Nele, estão informações sobre a corrida eleitoral na região.

 

Debates


A partir do dia 23 de agosto a Santa Cecília TV vai promover os tradicionais debates entre candidatos às prefeituras da região. Os debates serão entre os pleiteantes de Guarujá, Santos, São Vicente, Cubatão, Praia Grande e Mongaguá.