Pular para o conteúdo principal
Tá na Midia • 21/06/2025

Plano prevê ajuda do BNDES para arrumar prédios tortos da orla de Santos

A Prefeitura de Santos iniciou com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) a articulação de um plano para viabilizar o reaprumo dos prédios tortos na orla. A ideia é o banco estatal custear os projetos e abrir uma linha de financiamento especial, para os condomínios quitarem a longo prazo.

 

Monitoramento constante

Atualmente, há 319 edifícios inclinados, sendo que 65 destes têm inclinação mais acentuada e estão sob monitoramento constante, a maioria nos bairros do Boqueirão, Embaré e Aparecida. Há prédio com desvio de 1,8 metro, entre o topo e a base.

 

Familiar

O assunto foi tratado em reunião do prefeito Rogério Santos (Republicanos) e o secretário de Governo, Fábio Ferraz com o presidente do BNDES, Aloízio Mercadante (PT). O encontro foi articulado pelo deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PDSB). Não é a primeira vez que o assunto é levado à estatal, mas os representantes da cidade saíram otimistas porque Mercadante demonstrou conhecer a questão, pois tem parentes que moram em Santos.

 

Revisitar Saturnino

O governo municipal também costura a elaboração de um plano de macrodrenagem na orla. Entre as possibilidades cogitadas estão a construção de estações de bombeamento e piscinões, com financiamento do banco estatal. A ideia do prefeito Rogério Santos é “revisitar Saturnino de Brito”, o autor do projeto de saneamento, que incluiu a construção de canais.