Pular para o conteúdo principal
Tá na Midia • 02/10/2025

Visita de comissão ao Porto de Santos ajudará na revisão de trechos da legislação

Subtitulo
Políticos da Baixada Santista fazem balanço positivo da programação feita pela comissão de deputados federais

A visita a Santos da comissão especial que analisa o Projeto de Lei (PL) 733/2025, de revisão da legislação portuária, foi positiva na avaliação dos deputados federais que compõem o grupo e deve ajudar em trechos do projeto que tramita em Brasília.

Presente à reunião que aconteceu nesta quarta-feira (1º) na sede da Autoridade Portuária de Santos (APS), a deputada federal Rosana Valle (PL) destacou que são 17 parlamentares com a missão de modernizar a legislação. “Recebemos mais de 800 emendas e nosso desafio é conciliar as necessidades do setor com o dia a dia da operação portuária. Discutimos temas fundamentais, como ampliação do tempo de concessão das empresas, adoção de energia limpa e práticas já consolidadas em outros portos do mundo”.

A deputada disse que a missão também é preparar o Porto de Santos para o futuro, sem deixar de valorizar a mão de obra que sempre sustentou a atividade portuária. “Nosso objetivo é aprovar uma lei moderna, que mantenha o Porto competitivo, traga progresso para a região e continue contribuindo para o desenvolvimento do Brasil”.

Também ontem, a comitiva visitou ainda o terminal da Eldorado Brasil Celulose e o Parque Valongo, onde as autoridades concederam entrevistas. Depois, embarcaram em um catamarã para percorrer o canal aquaviário até a Ponte Edgard Perdigão, na Ponta da Praia, onde desembarcaram, encerrando a programação.

Organizador da visita ao cais santista, o deputado federal e 2º vice-presidente da comissão especial, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), comentou que o primeiro trimestre de 2026 é o limite para a conclusão dos trabalhos. “A comissão tem prazo de 40 sessões para avaliar esse projeto que deve vencer agora no final do ano e pode ser prorrogado por mais 20 sessões, ou seja, há um limite para esse PL ser votado, que é o começo do ano que vem, o primeiro trimestre. A partir disso, segue para o Senado”.

Sobre o encontro em Santos, Barbosa avaliou ser muito positivo a oportunidade de ouvir todos os setores, inclusive os trabalhadores. “A gente sabe da importância de atrair novos investimentos, do novo marco regulatório, de ampliar o tempo de contrato para as empresas, mas não podemos deixar de priorizar os trabalhadores. Vamos aprovar um projeto que possa atender os direitos já conquistados por eles e que permita a geração de novos empregos e oportunidades para os moradores da Baixada Santista”.

O prefeito de Santos, Rogério Santos (Republicanos), recepcionou a comitiva no Parque Valongo e fez um balanço positivo do encontro nos dois dias. “Apresentamos aos deputados a pauta municipalista, destacando as necessidades e intenções da gestão local na relação Porto-Cidade. Defendemos que os municípios tenham participação mínima nas taxas portuárias e nas outorgas, garantindo recursos para obras de infraestrutura e equipamentos públicos”.

Rogério ressaltou ainda que apresentou o Parque Valongo à comissão como exemplo de parceria de sucesso entre Prefeitura, Autoridade Portuária e empresas, que transformou uma área degradada em um espaço de eventos e lazer. “Nosso objetivo é fortalecer essa visão municipalista, ampliar parcerias com o Porto e estender esses avanços a outras cidades portuárias”, finalizou.